Curitiba lidera ranking da educação

Curitiba apresentou o melhor desempenho entre as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2007 (Ideb), pelo segundo ano consecutivo. O índice, de 5,1 para os alunos entre primeira e quarta série da rede municipal do ensino fundamental, também foi obtido por outra capital brasileira, Campo Grande (MS).

Essa era a nota prevista como meta só para 2009 para o município. A nota ficou acima da média nacional, que foi de 4,0. O ranking foi divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, o bom resultado é fruto do diagnóstico do ensino fundamental traçado pelo município nos últimos anos. ?Esse é o resultado de um trabalho sistemático iniciado em 2005, com diálogo nas escolas para diagnosticar quais as práticas pedagógicas que estavam dando certo?, afirmou.

?Além dessa avaliação do Ideb, criamos a avaliação da rede municipal, feita no meio do ano, para que se possa intervir para um aprendizado maior da criança, enquanto ainda está na escola. Criança gosta de ser avaliada também?, completou.

O desafio agora, segundo a secretária, é promover uma homogeneização de nota entre as escolas da rede. Enquanto a maior média, de 7,1, ficou com a Escola Municipal São Luiz, no bairro Água Verde, a Escola Municipal Madre Antônia, localizada no Tarumã, teve a nota reduzida de 4,9, na última avaliação, para 2,8 em 2007.

A Secretaria Municipal da Educação informou que fará uma solicitação formal ao Inep para avaliar o resultado. Segundo a secretaria, houve troca dos gabaritos das provas de português e matemática para 20% dos alunos, problema provocado pela avaliadora que visitou a escola, o que poderia ter prejudicado o resultado.

A secretária acrescentou que o município pretende acelerar o processo para atingir uma média 6, nota considerada parâmetro internacional. A meta do Ministério da Educação é que a média 6 seja nacionalmente alcançada em 2021. Curitiba tem hoje 172 escolas municipais e atende 98 mil alunos de primeira a quarta série.

Indicador

Realizado a cada dois anos, o Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho geradas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e de rendimento escolar (aprovação) coletadas pelo Censo da Educação Básica. O Saeb avaliou as habilidades em Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas.

5.ª a 8.ª séries repetem bom resultados

A avaliação do Ideb para estudantes de quinta a oitava séries acompanhou o bom resultado obtido pelas escolas de primeira a quarta. O índice obtido foi de 4,2, o quarto maior índice entre as capitais nacionais, atrás das cidades de Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR), ambas com médias de 4,5, e Rio de Janeiro, com 4,3. A nota é bastante superior à média nacional das escolas municipais, que é de 3,4.

No Estado, as cidades com melhor desempenho foram Ivatuba e Japurá, no noroeste, que ficaram com média de 5,2 na quinta a oitava séries. Dois Vizinhos (no sudoeste), Maripá e Mercedes (no oeste) obtiveram índice de 4,9. Ivatuba também ficou com o melhor desempenho da primeira a quarta série, ao lado do município de Mercedes. A nota final dos municípios foi 6,3.

O município de Tunas do Paraná, no Vale do Ribeira, teve pior desempenho do Estado entre a primeira e quarta séries, com índice de 3,1. A cidade também teve a segunda pior nota entre a quinta e oitava série – média de 2,7, melhor apenas que Nova Esperança, que ficou com 2,6.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou à reportagem que só se pronunciaria sobre o resultado do Ideb após a análise das tabelas com as notas divulgadas ontem.

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