Receber dicas sobre educação alimentar e também sobre como comprar bem. Estes são os objetivos do supermercado Mercadorama com o projeto Dia D Aprender Mais, que durante oito meses leva crianças de todas as idades para dentro do mercado para ensinar bons hábitos.

Ontem foi a vez de duas escolas (Atuação e Cidadã, ambas de Curitiba) levarem três grupos de estudantes para dentro do supermercado. No local, a nutricionista Aline Brigoni Quevedo fala sobre como comprar bem e, ainda, sobre os benefícios dos alimentos.

As crianças ficam atentas e interagem a cada corredor do supermercado. Na padaria, a informação sobre os benefícios dos carboidratos. No setor de carnes, as dicas sobre proteínas e também sobre como comprar produtos frescos. No setor de hortifrutigranjeiros, a mesma informação.

“Acreditamos que elas vão multiplicar a informação com os pais”, afirma a nutricionista. Mas é no setor de limpeza e higiene que as crianças se divertem mais. “Neste setor aproveitamos para falar da higiene das mãos e das sacolas recicláveis”, explica Aline.

No final do encontro, as crianças ganham sacolas recicláveis, o que estimula ainda mais a atividade. Para a professora da escola Cidadã, Fernanda de Souza Franco, o trabalho do supermercado é uma conscientização. “Elas estão na idade do questionamento, e o aprendizado que tiverem aqui poderão argumentar com os pais”, analisa.

O diretor distrital de operações do Wallmart, Rony Palmeira (o Mercadorama pertence ao Wallmart), lembrou da importância da educação sobre sustentabilidade.

“Já que a sustentabilidade está incorporada nas diretrizes de negócio do Walmart, a empresa entende que é importante contribuir para o incentivo ao consumo consciente desde cedo”, afirmou. Além do Wallmart, o projeto também conta com a Nutrients Consultoria e Nutrição.