Crea reprova local da Münchenfest em Ponta Grossa

O Centro de Eventos, local que abriga entre outros eventos a Münchenfest – Festa Nacional do Chope Escuro de Ponta Grossa, não foi aprovado durante fiscalização do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) do Paraná.

O local, que possui 600 mil metros quadrados, dos quais 243 mil metros quadrados de área construída, está com sérios problemas na fiação elétrica, que podem resultar em acidentes.

A fiscalização faz parte um trabalho de rotina do órgão, que vistoria espaços com grande circulação de pessoas.

De acordo com o gerente regional do Crea em Ponta Grossa, Vander Moreno, a rede elétrica está aparente em diversos pontos do Centro de Eventos, assim como existem emendas irregulares de fios de fácil acesso. ?Além de choques a fiação exposta e irregular pode provocar curto circuito?, comentou.

Segundo ele, o correto é que as instalações elétricas sejam protegidas por condutores ou canaletas. Outro problema identificado no local são as instalações do palco externo. Por ser uma estrutura metálica exposta ao tempo e que não passa por manutenção, existem diversos pontos de oxidação no telhado.

Foto: Fábio Matavelli/Diário dos Campos

Profissionais fotografaram todos os defeitos encontrados na estrutura.

Segundo Moreno, essa situação não representa qualquer risco iminente de desabamento, mas necessita de reparos. As duas situações foram comunicadas à Prefeitura de Ponta Grossa, que é responsável pelo local.

Ela terá um prazo de dez dias para apresentar um laudo da segurança das instalações, bem como, do projeto de readequação da fiação elétrica e recuperação do telhado do palco.

Durante os dias da Münchenfest, passam pelo local cerca de cem mil pessoas. Além do Centro de Eventos, o Crea de Ponta Grossa também vistoriou o Cine-Teatro Ópera e o Teatro Marista, locais que não apresentaram problemas. Esse tipo de fiscalização faz parte de um trabalho de rotina do Crea em todo o Paraná. Só em 2007 foram feitas 2.488 fiscalizações.

Nota

Em nota, a secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Liliana Tavarnaro, informou que a  secretaria refez integralmente a rede elétrica do Centro de Eventos e que as fiações que foram apontadas como fatores de risco são de alguns camarotes do local.

A secretária informou que essas fiações seriam provisórias e devem ser retiradas, deixando as conexões em conformidade com as normas de segurança. Quanto à deterioração da cobertura do palco externo, a secretária afirma que já determinou uma avaliação da estrutura.

Voltar ao topo