Conquista do Marumbi foi há 123 anos

Completa hoje 123 anos que a primeira equipe de montanhistas, coordenada por Joaquim Olímpio de Miranda, conseguiu atingir o topo do Pico do Marumbi, localizado na Serra do Mar. Para comemorar a data, integrantes do Clube Paranaense de Montanhismo e da União Montanhista de Radioamadores do Paraná coordenaram, no último fim de semana, uma subida até o local. Quem conseguiu chegar ao topo recebeu um certificado.

Segundo o atual presidente da união e ex-presidente do clube, João Carlos de Lima, em 1879, a primeira equipe de montanhistas que se aventurou pelo pico levou uma semana para conseguir escalá-lo. “Naquela época, as dificuldades eram bem maiores: não havia trilhas e os aventureiros tinham que abrir caminho com facão”, revela. Hoje, a subida dura até 2h30, dependendo da resistência física da pessoa. Desde que o Parque Marumbi foi criado, há cinco anos, entre cinqüenta e cem turistas visitam o local por final de semana. “No inverno, o movimento é maior, pois as chuvas são menos freqüentes e a quantidade de mosquitos é menor, assim como o cansaço de quem sobe”, afirma João. O percurso até o topo é íngreme. O topo está a 1.539 metros de altura.

Quatro trilhas levam ao pico. A Noroeste, considerada a mais íngreme; a Frontal do Limpo, que é a mais freqüentada e de melhor sinalização; a Rochedinho, que é a mais fácil e pode ser percorrida em até 45 minutos, e a Facãozinho, que está fechada por questões ambientais. João garante que qualquer pessoa, que não leve uma vida totalmente sedentária, pode realizar a subida. “Quem nada de duas a três vezes por semana, tem o hábito de fazer caminhadas ou outros exercícios físicos, não tem dificuldade para subir”, diz.

Segurança

No decorrer do percurso, alguns tombos e escorregões são considerados normais. Porém, desde a criação do Parque Marumbi, não há acidente fatal no local. Há algum tempo, nos trechos mais difíceis, os aventureiros podiam se apoiar em correntes. Hoje, já existem alguns degraus, que facilitam bastante e garantem segurança à subida. Quando a pessoa chega ao parque, deve preencher um cadastro, informando quanto tempo pretende levar para fazer o percurso. Se não retornar no tempo previsto, uma equipe do Corpo de Socorro em Montanhas vai ao encontro da pessoa e verifica se está tudo bem.

João aconselha que as pessoas não se aventurem sozinhas pelo Marumbi. O melhor é ir acompanhada por um montanhista experiente, que já tem um bom conhecimento do percurso. Os trens, que todo final de semana seguem de Curitiba para Paranaguá, possuem vagões populares, que fazem o percurso de ida e volta ao Parque do Marumbi por R$ 14,00. “É um passeio bonito e não muito caro. No Pico Marumbi, a vista é maravilhosa. Muitas vezes, subimos com o tempo fechado e, lá em cima, ficamos sobre um mar de nuvens”, declara João. Segundo ele, a sensação de conseguir vencer a subida também é bastante satisfatória, pois, para algumas pessoas, o Marumbi representa “um desafio, uma conquista, a superação dos limites”, define.

Serviço

– Mais informações sobre o Marumbi podem ser obtidas no Clube Paranaense de Montanhismo, pelo telefone (41) 277-5399.

Voltar ao topo