Conem usa esporte para afastar jovem das drogas

Foi aberta ontem, em Curitiba, a Campanha Antidrogas através do Esporte, Turismo e Lazer, promovida pelo Conselho Nacional de Entorpecentes Regional Paraná (Conem-PR) e Instituto de Estudos e Formação Social do Paraná (Iefos). Serão promovidas palestras para professores de Educação Física, diretores de escolas e dirigentes sindicais. Os profissionais serão orientados a promoverem atividades esportivas, com o objetivo de fazer com que crianças, adolescentes e jovens fiquem longe das drogas.

A intenção é estender a campanha para todo o Estado. “Quem participar das palestras também vai poder transmitir os conhecimentos e informações apreendidas”, afirma Roberto Elias Karam, voluntário do Conem-PR. Os promotores da campanha acreditam que, com um objetivo em mente, os jovens naturalmente se afastam das drogas e das más companhias. Nas escolas públicas e particulares, por exemplo, os professores de Educação Física podem promover atividades extracurriculares, para impedir que crianças e adolescentes fiquem com muito tempo livre. “As atividades vão preencher o tempo dos jovens, evitando que eles fiquem ociosos e acabem se envolvendo com as drogas”, acredita Karan.

A promoção de eventos esportivos fora do horário de aula faz com que as pessoas tomem gosto pelo esporte, não o enxergando apenas como uma obrigação curricular. Com incentivo, o jovem pode até começar a pensar em competir profissionalmente, fazendo do esporte escolhido uma fonte de renda e prazer. “Os jovens que têm o objetivo de ser atletas profissionais também devem aprender que não se pode utilizar drogas para melhorar o desempenho nos treinos e campeonatos”, explica. A campanha deve ser permanente, com palestras sendo realizadas freqüentemente em diversas regiões do Estado.

Voltar ao topo