Concessionária faz plantio de árvores para neutralizar emissões de carbono

Sediada em Maringá, a Viapar é a primeira concessionária de rodovias do País a fazer o inventário de emissões de dióxido de carbono (CO2) de todas as suas unidades. Para divulgar o projeto, denominado "Viapar Carbono Zero", a empresa realizou um evento na manhã de hoje em sua sede, com a presença de vários convidados.

Na oportunidade, o assessor de Qualidade e Meio Ambiente, Walace Merlin, explicou que o inventário é resultado de um programa ambiental desenvolvido pela concessionária, e não de uma ação isolada. Ele disse que, entre outras iniciativas, a VIAPAR é uma das apoiadoras do Consórcio Para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati) e empresa usa o asfalto borracha – que utiliza pneus velhos triturados como componente – em pavimentações.

"Neutralizar as emissões de carbono significa um grande avanço para a empresa", resumiu Merlin, lembrando que o inventário realizado pela própria concessionária, é referente ao ano passado e levou em conta o consumo de alguns insumos como combustível por sua frota de caminhões e veículos leves, energia elétrica em todas as instalações, utilização de papel sulfite e, também, viagens aéreas de colaboradores.

O consumo de combustível (óleo diesel e gasolina) corresponde a 90% do total das emissões e a energia elétrica a 8%, enquanto os outros itens participam com os 2% restantes. Baseando-se nessas informações, concluiu-se que em 2007 a VIAPAR lançou 2.032 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. A contrapartida, para zerar a ?dívida? da empresa com o ambiente, será o plantio de 3.397 árvores nativas em área de preservação permanente no município de Maringá.

O assessor explicou que o plantio será feito pela Fundação Verde de Maringá, a Funverde, uma organização não-governamental que já atua há anos em projetos ambientais. "Vamos plantar mudas de 1,5 metro de altura com o compromisso de acompanhar o seu desenvolvimento". Ainda segundo Merlin, o projeto contribui para a recuperação de matas ciliares no município, que são essencias para a manutenção dos manaciais que abastecem a cidade, e como são áreas de proteção permanente, o Ministério Público juntamente com os demais orgãos de proteção ambiental exercem a fiscalização da área plantada.

"É muito gratificante dirigir a Viapar", comentou o presidente da concessionária, Inaro Fontan Pereira. Ele assinalou que o posicionamento da empresa ? por exemplo, do meio ambiente – advém da visão dos acionistas, que têm a política de investir parte dos resultados obtidos na região.

Na oportunidade, foi entregue aos presentes uma sacola de lona com material informativo sobre o projeto e itens, como lâmpada fluorescente, que causam menos danos ao meio ambiente. Por fim, para marcar a data, realizou-se o plantio de uma árvore nativa no pátio da empresa.

Lideranças fazem elogios à empresa

Participaram do evento na Viapar representantes de instituições ligadas ao meio ambiente no Estado do Paraná, como o diretor do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Paulino Heitor Mexia, o secretário de Meio Ambiente do município de Maringá, Diniz Afonso, o promotor de Meio Ambiente Ilecyr Heckert, o diretor da Copati, Marcelo Canhada, entre outros.

O promotor Ilecyr Heckert parabenizou a empresa pela iniciativa: "É um projeto bem feito que deverá ter um efeito grande. Trata-se de um exemplo a ser seguido", frisou.

Cláudio José Jorge, presidente da Funverde, disse que a Viapar já tem sido parceira em outros projetos, destacando a preocupação da concessionária em reduzir cada vez mais suas emissões de dióxido de carbono.

Para que isso seja possível, informou o assessor de Qualidade e Meio Ambiente, Walace Merlin, a empresa já adota uma série de medidas, como o uso de papel reciclado em todos os departamentos, a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes e, há poucos meses, decidiu substituir toda a frota por veículos que utilizam motores bi-combustível, passando a consumir preferencialmente álcool.

Ainda no evento, o diretor do Consórcio de Proteção Ambiental da Bacia do Tibagi (Copati), Marcelo Canhada, entregou à Viapar o certificado de "Empresa Amiga da Natureza".

Voltar ao topo