Saúde

Começa campanha estadual contra a dengue

O secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin, abriu nesta sexta-feira (12) em Maringá o Dia Estadual de Mobilização Contra a Dengue – Natal sem Dengue. O objetivo é evitar o aparecimento de novos casos da doença, garantindo a mobilização de gestores da saúde, organizações e associações civis. Com a mobilização a expectativa é sensibilizar a população em geral para contribuir com a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue. Paralelamente outras ações ocorrem em todo o Paraná.

“Não é um problema do outro, mas de todos nós e Maringá está desenvolvendo um excelente trabalho, esperamos que continue assim e que todos façam sua parte para promover, no Paraná, a saúde e não a doença”, enfatiza Martin.

Ao comparar os índices de controle da dengue com os registrados no mesmo período do ano passado, o Estado encontra-se com bons índices. Foram 97% de redução no número de casos da doença. Em 2007, foram registrados casos da doença em 146 municípios. Já em 2008, esse número caiu para 67 municípios.

Entretanto, a dengue ainda preocupa. De acordo com o superintende de vigilância em saúde José Lúcio dos Santos, o risco da doença é sempre constante. “Atualmente, existem 39 municípios com mais de 1% de índice de infestação predial. E quase 57% dos criadouros do mosquito encontram-se em locais com concentração de materiais descartáveis e inservíveis. Nós ainda não aprendemos a lidar com essa nova cultura do descartável e, com isso, estamos favorecendo o aparecimento de doenças”, explica.

“Uma nova epidemia pode ser de dengue hemorrágica. A cada vez mais chegamos perto deste fato. O sorotipo 2 (Den 2) – que atinge principalmente crianças e idosos, favorece o aparecimento de dengue hemorrágica”, destaca Martin.

O secretário municipal de Maringá e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Antonio Carlos Nardi, disse que além de nossas famílias é importante lembrar que podemos estender os cuidados de prevenção a dengue ao restante da população. Nardi ressaltou a participação de líderes religiosos que disponibilizam tempo de suas celebrações para falar sobre a importância do combate a dengue.

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, agradeceu o apoio e a parceria com o Governo do Estado. “Pode ter certeza que em Maringá manteremos a qualidade na aplicação de recursos. Faremos o melhor possível”.

No município funciona a Central de Logística e Insumos (Cali) do Estado, a qual dá apoio a todos os municípios em situação de surtos ou epidemias da doença. Entre as ações próprias de Maringá, destaca-se ainda o trabalho de agentes de endemia e de saúde.

Para o Dia Estadual de Mobilização da Dengue, além do trabalho constante houve inovação. A abertura do evento contou com uma passeata com alunos da rede pública de ensino, pedágios educativos nas principais ruas e a participação de todos os funcionários da Secretaria de Saúde, os quais passam o dia uniformizados com camisetas informativas sobre como prevenir a doença.