Combate ao barbeiro em oito municípios

A Secretaria de Estado da Saúde está realizando o combate ao bicho-barbeiro em oito municípios do Estado. Missal, São Jerônimo da Serra, Francisco Alves, Santana do Itararé, Ortigueira, Cândido Abreu, Cruzmaltina e Faxinal desenvolvem, há três anos, pesquisas de campo com agentes da saúde que procuram o inseto transmissor da doença de chagas nas casas e abrigos desses municípios. Fazendo parte do calendário nacional de programas preventivos desde 1985, o combate ao Triatoma infestans, mais conhecido como bicho-barbeiro, está na mira da saúde no Paraná.

No Brasil, 18 Estados, incluindo o Paraná, fazem parte do programa de eliminação do barbeiro. A certificação da interrupção da doença de Chagas será dada ao Paraná depois de avaliação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), ainda neste ano. ?Desde a retomada das ações pelo Estado após a descentralização da Funasa, em 2000, não foi encontrado nenhum Triatoma infestans nos oito municípios atendidos pelo programa. Esse fato garante a interrupção da doença de Chagas no Paraná pelo inseto transmissor?, conta a técnica responsável pelo programa de controle da doença de Chagas, Themis Valéria de Souza Baptista.

Desde 2002 não há registro da existência do transmissor da doença de Chagas em residências rurais dos municípios do Paraná. Com a implementação dos Postos de Informação dos Triatomíneos (PIT) e coleta de insetos suspeitos para análise laboratorial o governo do Estado assegura ainda mais a saúde das famílias.

Voltar ao topo