Cidade Canção completa hoje 60 anos

Famosa pela arborização abundante e qualidade de vida que é exemplo para o Brasil, Maringá, município do noroeste do Paraná e terceiro maior do Estado, completa hoje 60 anos com uma série de eventos comemorativos. Inspirada na canção Maringá, Maringá, de Joubert de Carvalho, a cidade e seus habitantes lembram hoje os pioneiros que chegaram às matas fechadas de seis décadas atrás e que, com coragem e trabalho, deram o pontapé inicial para construir este importante pólo comercial e agrícola do Estado.

O dia de festa começa às 9h, com hasteamento da bandeira no Paço Municipal e o tradicional desfile cívico-militar pela Avenida XV de Novembro, no centro da cidade. Sob o tema Maringá, a lenda e a cidade, o desfile incluirá uma homenagem aos pioneiros. Mais tarde, às 14h, acontece a abertura da Expoingá, feira anual que é um dos principais eventos da Cidade Canção. Ao longo da tarde e noite, inaugurações e apresentações musicais e folclóricas também farão parte dos festejos, que encerram a quinta-feira com um show da dupla maringaense Hugo Pena e Gabriel.

Mas as ações comemorativas não se limitarão ao dia do aniversário. Ainda este mês o prefeito Sílvio Barros receberá comitivas das cidades-irmãs de Maringá, Leiria e Vila de Rei, em Portugal, e Kakogawa, no Japão, convidadas especialmente para o aniversário. Além disso, a Prefeitura inaugurará mais duas academias da terceira idade (ATI), e lançará a campanha do desarmamento infantil, que incentivará crianças a trocarem suas armas de brinquedo por revistas infantis.

O chefe de gabinete da Prefeitura, Ulisses Maia, acredita que, além do aniversário, a cidade tem mais a comemorar. ?O ano de 2006 foi o primeiro dos últimos cinco em que conseguimos superávit financeiro, possibilitando-nos retomar os financiamentos?, afirma.

Nos próximos meses, a Prefeitura espera já ter dinheiro em caixa para dar início à reestruturação do sistema viário do município e outras importantes obras.

UEM aprova adoção de cotas sociais

Nájia Furlan

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) voltou a discutir ontem a adoção da política de cotas. Na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) ficou definido que a instituição vai efetivar a política das cotas sociais. Ou seja, aos alunos de escolas públicas serão reservadas uma porcentagem das vagas.

Uma comissão será montada para definir como o processo será aplicado. Segundo a universidade, a matéria foi votada por 60 conselheiros. Foram 48 votos favoráveis e seis contrários, com quatro abstenções.

?Agora, será formada uma comissão para propor mecanismos de aplicação do sistema. Essa proposta voltará ao CEP, antes de ser discutida e aprovada no Conselho Universitário, a quem caberá oficializar a decisão através de alterações no regimento interno da instituição?, como traz a nota oficial.

A UEM adianta que a política não estará valendo para o próximo vestibular.

Comércio fica aberto durante o feriado

Ficou definido que o comércio varejista de Maringá abrirá no feriado de hoje. As lojas funcionam das 13h às 19h. A medida agradou os trabalhadores, que receberam benefícios por concordarem em trabalhar no dia do aniversário da cidade. Além de cumprir apenas meia jornada, os empregados terão direito a folga integral na próxima segunda-feira e abono de R$ 20. Tais itens foram celebrados no acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sivamar) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomar).

De acordo com o presidente do Sincomar, Leocídes Fornazza, a Prefeitura iria decretar a data como ponto facultativo. Para evitar isso, os trabalhadores aceitaram o acordo. ?Se fosse facultativo teríamos que trabalhar os dois dias (hoje e segunda) e não ganharíamos nada?, comenta.

Como lembra o presidente da Associação Comercial de Maringá, Carlos Tavares Cardoso, a medida também agrada o setor, pois o Dia das Mães se aproxima e essa é a 2.ª melhor época para o comércio.

Voltar ao topo