Ciclistas que trafegam pelas canaletas poderão ser multados

Ciclistas que utilizarem as canaleta do ônibus expresso em Curitiba poderão ser multados. A informação já faz parte do trabalho de orientação que está sendo feito nos cinco corredores do transporte coletivo ? 70 quilômetros de canaletas – e que, na semana que vem, será levado aos que pedalam nas praças e calçadões da cidade, como parte da Campanha dos Ciclistas, desenvolvida pela Diretran.

Um levantamento feito pela Urbs, empresa que gerencia o sistema de transporte, mostra que o número de acidentes envolvendo ônibus do transporte coletivo e ciclistas nas canaletas, que são exclusivas aos ônibus, tem crescido nos últimos quatro anos.

Em 98 foram nove acidentes. Já em 2001 houve 28 acidentes, 211% mais do que há quatro anos. O número de feridos cresceu 383%. Seis pessoas se feriram nos nove acidentes que ocorreram em 98, enquanto no ano passado foram 29 feridos nos 28 acidentes.

Os dados do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência) também revelam a violência no trânsito envolvendo os ciclistas de Curitiba. Das 120 vítimas fatais em acidentes envolvendo motos, automóveis, pedestres, bicicletas, ônibus e caminhões, atendidos pelo Siate no ano passado, 22 eram ciclistas, o equivalente a 18,3%. O levantamento mostra ainda que o total de vítimas de acidentes envolvendo bicicletas chegou a 1.510 em 2001. Desde total 92,25%, ou 1.393 pessoas, foram parar no hospital.

Voltar ao topo