Chuvas intensas atingem o Paraná desde a madrugada desta sexta-feira (12/12), com acumulados chegando a 100 milímetros (mm) em algumas cidades da região Oeste, como Palotina (121 mm), Assis Chateaubriand (116,4 mm) e Guaíra (113,2 mm). O estado permanece sob alerta de tempestades, especialmente na região Noroeste, segundo previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Um sistema de baixa pressão atuando sobre o Paraguai e norte da Argentina potencializa o ingresso de umidade e calor da região amazônica para o Sul do Brasil. Até as 14h30 desta sexta-feira, 33 estações meteorológicas já registraram volumes de chuva superiores a 20 mm no Paraná.
As tempestades também trouxeram rajadas de vento acima de 50 km/h em diversas localidades, com destaque para a estação de Curitiba na região do bairro Boa Vista, que registrou 68,4 km/h às 12h. O Simepar prevê que o sistema continuará atravessando o estado até sábado (13/12), com risco alto de tempestades pontualmente severas no Norte e moderado no Leste e na faixa Central.
A população é orientada a ficar atenta aos alertas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que podem ser recebidos via SMS enviando o CEP da residência para o número 40199.



