Chuva castiga a Grande Curitiba

Cerca de mil pessoas foram afetadas com alagamentos ou destelhamentos pelas fortes chuvas que atingiram Curitiba e Região Metropolitana na manhã de ontem. Somente na capital 20 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas e 85 casas foram atingidas. Ninguém ficou ferido.

Todos estão em abrigos improvisados em escolas. Segundo a Defesa Civil de Curitiba, choveu em um dia mais do que o previsto para um mês: até as 16h de ontem foram registrados 154 mm de chuva, sendo que a média mensal na capital é de 150 mm.

A Defesa Civil do Paraná informou que não houve desabrigados ou desalojados no restante do Estado, mas que vários municípios, entre eles Pinhais, Piraquara, Colombo, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande e Campina Grande do Sul tiveram problemas. A prefeitura de Pinhais divulgou uma nota afirmando que “está diagnosticando os casos de maior necessidade”.

Em Curitiba, vários bairros sofreram com alagamentos, como Boqueirão, Santa Felicidade, Boa Vista, Cidade Industrial, Cajuru, Uberaba e Pinheirinho. No Boqueirão a situação ficou mais crítica em relação aos alagamentos, com 57 casas afetadas.

No Cajuru houve o maior número de pessoas que tiveram que deixar suas casas. No Uberaba, a casa de Cristiane Kuschner ficou com água na altura da cintura. Ela tem um bebê de dois meses. Ninguém se feriu.

“Salvei a comida, mas a cama e o jogo de quarto do bebê ficaram molhados”, lamentou. Ela contou que toda vez que chove sua casa é atingida porque os córregos da região enchem rapidamente. Os rios que transbordaram ontem foram o Iguaçu, o Atuba, o Belém e o São Lourenço.

Algumas ruas mais centrais de Curitiba também alagaram, no Prado Velho e no Rebouças. No Parolin foi registrada uma queda de muro e no Portão uma pessoa ficou desalojada.

Segundo o Simepar, o tempo hoje deve ficar estável na maior parte do Estado. Na faixa leste, no entanto, o céu fica mais encoberto e há previsão de chuva leve em alguns pontos da Região Metropolitana de Curitiba e nas áreas de serra.