Reconstrução

Chuva abre cratera na via rápida Centro/Pinheirinho

Serão necessários pelo menos mais 20 dias para que seja liberado o trecho da via rápida Centro/Pinheirinho (rua Otávio Saldanha Mazza), no bairro Pinheirinho, em Curitiba, onde se formou um buraco na última terça-feira, com quatro metros de profundidade, provocado pelas chuvas.

As equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da prefeitura vão ter que reconstruir a caixa de captação de concreto, que tinha mais de 30 anos e rompeu com a pressão da água causada pelas chuvas desta semana.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Obras Públicas, será preciso aterrar o buraco para a recomposição da pista. Depois será construída a caixa de concreto, que precisa de oito dias para secar. Caso chova, o tempo de secagem do concreto deve aumentar e por consequência, a liberação da pista também.

Por causa das obras, o trânsito da rápida do Pinheirinho está sendo desviado na altura da Rua Leon Nicolas em direção à Rua Atílio Brunetti. O retorno para a rápida acontece na Rua Olindo Sequinel. De acordo com a prefeitura, o desvio foi sinalizado e agentes da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) estão no local para orientar os motoristas.

BR-116

O congestionamento da BR-116, no sentido Curitiba-São Paulo, chegou a 43 quilômetros no início da tarde de ontem. O trânsito lento começou no quilômetro 552, por causa da interdição na Rodovia Régis Bittencourt provocada por um deslizamento de terra, na região de Barra do Turvo (SP). O engarrafamento aconteceu nos dois sentidos da estrada e ainda não há previsão de liberação da pista, segundo a concessionária Autopista.

Por enquanto, a pista sentido São Paulo está operando em pista simples, uma faixa para cada sentido. Equipes da concessionária estão tentando retirar os 40 mil metros cúbicos de terra que caíram sobre a rodovia.

Depois dessa etapa, é preciso fazer a contenção do corte do barranco, intervenção maior para a qual não é mais necessário interditar a pista, segundo a assessoria de imprensa da concessionária.