Chafarizes funcionam até mais tarde

Os 27 chafarizes que enfeitam as principais praças e espaços públicos de Curitiba estão funcionando até 21h no período do verão. Normalmente, os chafarizes são desligados às 20h. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente decidiu prolongar o funcionamento para que a população e os turistas aproveitem um pouco mais a beleza cênica proporcionada pelos chafarizes.

“Aproveitamos o horário de verão, quando as pessoas passeiam mais pela cidade, para deixar os equipamentos ligados até um pouco mais tarde. Nessa época de calor, os chafarizes provocam também uma sensação de frescor, dão movimento e beleza à paisagem dos espaços visitados”, diz o diretor de Parques e Praças, Sérgio Tochio.

Nos últimos dois anos, os chafarizes vêm recebendo atenção especial da Prefeitura de Curitiba. Praticamente todos passaram por revitalizações e alguns, que estavam parados havia anos, voltaram a funcional. É o caso do chafariz da praça Sagrado Coração de Jesus, em frente ao Cemitério Municipal Água Verde.

Luiz Costa/SMCS

Para manter a qualidade da água que alimenta os chafarizes, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente fazem manutenção periódica dos equipamentos, como limpeza e tratamento da água, que pode ser reaproveitada por mais tempo sem ficar comprometida.

Alguns chafarizes ficaram ainda mais charmosos, ganharam iluminação e pintura, como o da praça Santos Andrade e o da praça Zacarias, que é o primeiro chafariz de Curitiba. Ele foi inaugurado em 1871, servindo com uma das principais fontes de abastecimento de água potável no fim do século 19.

“Essa era a função original dos chafarizes, abastecer a população das cidades, mas muitos tiravam proveito e transformavam as fontes em obras de arte”, diz Tochio. O chafariz com maior valor histórico da cidade é o da praça Eufrásio Corrêa, no Centro, que junto com todos os elementos que constituem a praça são registrados como de interesse de preservação pelo Patrimônio Histórico Estadual.

Outros são temáticos e homenageiam artistas paranaenses, caso do chafariz Mocinhas da Cidade, construído no Centro, em memória a Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, dupla popular que fez sucesso na década de 1950 com a música Mocinhas da Cidade.

O mais recente é o chafariz da Torre da Biodiversidade, inaugurada em junho de 2008, no Largo Antônio Bordin, no cruzamento da avenida Mario Tourinho com a rua Padre Anchieta. Na revitalização da praça Miguel Couto, a pracinha do Batel, também foi implantado um novo chafariz, assim como na praça Generoso Marques, em frente ao Paço Municipal.

No Parque Atuba, equipes da Secretaria do Meio Ambiente estão consertando as bombas do chafariz do lago. O chafariz, que lança jatos de água numa altura de 30 metros de altura, estava parado devido a roubos do material elétrico. Nessa reforma, um novo modelo antirroubo está sendo instalado.

A tradicional cascata do parque Tanguá também está em manutenção. A Prefeitura está reformando a casa das máquinas e aproveitará a obra para fazer a limpeza geral, pintura e paisagismo perto da cascata.

Voltar ao topo