Católicos ganham nova celebração

Os católicos de Curitiba vão ganhar uma nova celebração. A Igreja do Perpétuo Socorro, que atrai 30 mil pessoas toda quarta-feira com as suas novenas, vai começar amanhã, às 19h, a Missa do Santíssimo. O padre Dirson Gonçalves explica que será um momento forte de oração e de fé onde os fiéis vão ter um encontro especial com o Santíssimo. A celebração se repetirá todas as quintas-feiras.

O padre Dirson explica que no mês passado o papa João Paulo II instituiu o ano eucarístico, que vai até outubro de 2005. Neste período, a Igreja Católica em todo o mundo deve buscar refletir sobre o valor da Eucaristia. Foi a partir disso que surgiu a idéia de criar uma missa especial. Segundo o padre, em Curitiba não deve ter outra igreja que já tenha um momento assim. Em São Paulo, um grande divulgador é o padre Marcelo Rossi.

Em uma missa comum, o Santíssimo fica em seu lugar e só tem contato com os fiéis na hora da Eucaristia. Mas durante o novo momento religioso, o padre vai abençoar as pessoas passeando com o Santíssimo no meio do povo. “O Santíssimo caminha no meio dos fiéis. É um sentimento de que Cristo está mais próximo da gente. É Maria nos levando para perto do Santíssimo”, comenta o padre Dirson. Os fiéis também vão poder aproveitar o momento para pedir e agradecer as graças alcançadas.

O santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro atrai às quartas-feiras milhares de pessoas para as novenas, que começam às 7h da manhã e terminam só às 21h. Elas ocorrem de hora em hora. Segundo padre Dirson, esse é o segundo maior santuário do Brasil e o terceiro do mundo em número de fiéis.

Todos os dias, às 12h, também é realizado a missa com a bênção da saúde. “Começou este ano e sempre recebemos um bom número de pessoas. Muita gente aproveita o intervalo do almoço para pedir a bênção”, comenta o padre.

A fé em Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou ainda no século XIX. Um quadro bizantino, de um autor desconhecido, foi encontrado e entregue aos padres redentoristas e o Papa Pio IX foi o responsável pela divulgação da imagem. “Faça o quadro conhecido no mundo todo”, ordenou aos redentoristas.

Voltar ao topo