Sociedade

Caravana da UNE discute temas polêmicos

A Caravana da UNE (União Nacional dos Estudantes): Saúde, Educação e Cultura passou ontem por Curitiba. Durante todo o dia, os integrantes da mesma permaneceram com uma tenda montada dentro do campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde realizaram uma série de atividades artísticas e debates.

Durante as discussões, foram abordados temas como drogas (mais especificamente a legalização ou não da maconha); os 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), considerado pelos jovens um sistema avançado, mas que necessita de maior qualificação; e a lei seca, cuja tolerância é zero para motoristas que façam uso de álcool.

“A caravana procura discutir com os estudantes temas polêmicos e que estejam pautados no dia-a-dia da juventude. Ela teve início em 12 de agosto, no Rio de Janeiro, e já passou pelo Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo”, disse o coordenador-geral da caravana, Emival Dalat.

“A primeira caravana realizada pela UNE aconteceu em 1968, abordando o tema da reforma universitária. Posteriormente, o tema voltou a ser discutido em outra caravana, realizada em 2004. Em 2006, foi discutido o tema cultura. A caravana deste ano é a quarta e tem temática mais ampla que as anteriores (saúde, educação e cultura).”

A caravana é uma parceria da UNE com o Ministério da Saúde. No total, devem ser promovidos, até o dia 27 de novembro (com encerramento das atividades na Universidade de Brasília, no Distrito Federal), debates em 41 universidades em todos os estados brasileiros. Amanhã, a caravana deve passar pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).