Biobanco do Hospital de Clínicas precisa de sangue

O Banco de Sangue (Biobanco) do Hospital de Clínicas da UFPR necessita, com urgência, de doadores de qualquer tipo sangüíneo. O número de doações caiu significativamente nas últimas semanas, reduzindo em aproximadamente 50% o volume de sangue repassado ao hospital. A média de doadores, que até o mês passado variava entre 60 a 70 por dia, agora diminuiu para cerca de 20.

No último mês, houve 1.209 doações. Segundo a assistente social do Biobanco, Solange Coning, a média de mil doadores por mês seria o essencial, pois a saída de sangue é muito grande. Ela também explica que um dos problemas é que nem todas as pessoas que vão ao Biobanco podem doar: “Muitas delas não passam pela triagem por apresentar sintomas de doenças, ou por estar com uma simples gripe. Isso já impede o procedimento”.

Para amenizar a falta de doadores, o Biobanco realiza a coleta externa, em conjunto com empresas e outras entidades. Os coletores vão até os locais e fazem a coleta após examinar os profissionais. Para esse mês, duas coletas externas já estão marcadas. “Nessas visitas, conseguimos uma média de 20 doações. A iniciativa é ótima, mas mesmo assim ficamos longe do nosso objetivo, que é de chegar a 70 doadores por dia”, explica.

Volume

O enorme volume de atendimentos prestados pelo HC, destaca a assistente social, exige uma quantidade constante de sangue no Biobanco. Atendendo a pacientes de todo o Paraná e de outros Estados, a instituição precisa a cada ano de mais doadores. “Não temos condições de estocar o sangue. A demanda é muito grande e trabalhamos no limite, sempre precisando de mais doações. Qualquer tipo sangüíneo é bem-vindo”, diz Solange.

Serviço – O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h, na Rua Agostinho de Leão Jr., 108, esquina com General Carneiro. Informações – 360-1800 ou 360-1875

Voltar ao topo