Beto inaugura biarticulado da Linha Verde

Os usuários do transporte coletivo de Curitiba que fazem o trajeto do terminal do Pinheirinho até o centro da cidade têm uma nova opção: o biarticulado Pinheirinho-Praça Carlos Gomes, a primeira linha de ônibus da Linha Verde (antiga BR-476). A linha, que acrescentará 18 novos ônibus à frota da cidade, foi inaugurada ontem pela manhã, no terminal de ônibus do Pinheirinho, pelo prefeito Beto Richa (PSDB). A Urbs estima que o tempo para percorrer o trajeto Pinheirinho – Centro vai diminuir em pelo menos dez minutos. Além de inaugurar a nova linha – que foi abençoada por um padre da região – Beto também fez o trajeto, acompanhado de sua esposa, Fernanda Richa, secretários, vereadores e curiosos.

Agora, o usuário fica com duas opções para sair do Pinheirinho e ir até o centro: a primeira é o tradicional biarticulado que vai até a Praça Rui Barbosa, andando pelas canaletas que já existiam na cidade. A segunda é a linha que foi inaugurada ontem, que vai sair do terminal e ir direto para a Linha Verde.

Na Linha Verde o ônibus vai parar em cinco estações-tubo – São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny, e Marechal Floriano Peixoto – e três na Marechal Floriano – Parolin, Almirante Gonçalves e Universidade Tecnológica do Paraná. A linha tem a capacidade de carregar 32 mil passageiros por dia. Uma pesquisa feita pela Urbs demonstrou que 28% das pessoas que saem do terminal do Pinheirinho têm como destino o centro da cidade.

Agora, a prefeitura busca terminar a segunda parte da Linha Verde, que vai do Jardim Botânico até o bairro Atuba. Durante a solenidade de inauguração, Beto lembrou que os recursos já estão sendo alocados e tudo está sendo feito para que as obras iniciem no ano que vem. “Estamos sintonizados com os interesses da população, e o dinheiro dela é investido”, afirmou.

Usuários e cobradores, que também acompanharam a solenidade, acreditam que a nova linha vai ser positiva. “Hoje mesmo eu vou pegar o novo ônibus. Agora temos duas opções”, disse o usuário Adriano Ferreira.