Bairro já se acostumou com falta d?água

A falta d?água já se incorporou à rotina dos moradores da região Jardim Graziele, no município de Almirante Tamandaré, localizado na Região Metropolitana de Curitiba. O desabastecimento, segundo moradores, acontece desde o início do ano passado, mas se intensificou a partir de dezembro.

A dona de casa Bernadete Kucek, moradora do Jardim Graziele, conta que em sua residência a água costuma chegar por volta de uma hora da madrugada. Geralmente, às 8h, o abastecimento já é cortado novamente. “Reclamamos para a Sanepar, mas até agora nada foi feito”, conta. “É uma tristeza. Não dá para lavar roupa nem louça devido à falta d?água. Tenho que levantar da cama de madrugada para conseguir fazer os serviços de casa”.

Outra moradora do Jardim Graziele, a também dona de casa Dalva Carlos de Novaes, diz que já chegou a ter que tomar banho de canequinha. “Todos os dias acordo de madrugada para encher de água os baldes. Porém, a água é insuficiente e o que coleto não dura o dia todo”, conta.

Sanepar

O coordenador de rede da unidade de receita Norte da Sanepar, Celso Shimada, revela que a demanda de água de Almirante Tamandaré é equilibrada com a produção. Por isso, qualquer problema, como pequenos vazamentos, geram desabastecimento.

Ontem foram instalados alguns registros e feitas algumas manobras na rede de água do Jardim Graziele. O problema, no entanto, só deve ser amenizado a partir da próxima semana, quando será ativada uma adutora de 2,5 mil metros de extensão e 150 metros de diâmetro, localizada na região de Tranqueira. Ela deve aumentar em 25 litros por segundo o abastecimento da região do Jardim Graziele. “O município de Almirante Tamandaré também está recebendo obras que estão sendo realizadas com recursos do programa ParanáSan. A previsão é de que no início de abril seja inaugurado um reservatório na região de Cachoeira para aumentar a reservação de água do município em quatro milhões de litros”, declara Celso.

Na próxima segunda-feira, representantes da Sanepar discutirão o problema com moradores do Jardim Graziele, às 15h, na Câmara Municipal de Almirante Tamandaré.

Voltar ao topo