Avenida Kennedy ganha trincheira no Portão

Foi inaugurada, ontem, em Curitiba, a trincheira da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Eduardo Carlos Pereira, a via rápida do portão. O local estava interditado desde fevereiro do ano passado devido as obras. A construção da obra foi uma exigência da Prefeitura para liberar a implantação de um shopping center na região.

O trânsito no local em horários de pico já começava a ficar complicado e o empreendimento depois de inaugurado deixaria a situação mais difícil para os motoristas. Segundo dados da Urbs, em média, 5,5 mil veículos passavam por hora pelo local entre as 17h e 19h.

Carlos Alberto Hinça trabalha durante a noite e conta que usa a via rápida do Portão para chegar em casa. No entanto, demorava meia hora só para vencer o trecho de um quilômetro perto de sua casa, próximo a Avenida Kenedy. ?Agora será mais fácil sair e chegar em casa?, disse.

O comerciante Sandro Peixoto tem uma loja de refrigeração e acha que o movimento no seu estabelecimento deve aumentar. ?Quando tudo estiver pronto, tudo deve melhorar: mais gente deve vir para este lado da cidade devido o acesso mais rápido?, comentou.

Mas a moradora Lídia Mora estava preocupada. Ela mora num condomínio que fica na via rápida, há algumas quadras da trincheira. ?Eles precisam colocar um redutor de velocidade. Será impossível cruzar a rua. Temos cerca de 1,2 mil assinaturas fazendo o pedido?, comentou.

Além da trincheira, os proprietários do shopping também fizeram obras de drenagem, com instalação de redes subterrâneas para escoamento da água da chuva. Eles também serão responsáveis pelas obras de paisagismo, sinalização horizontal de trânsito e sinalização vertical nas ruas do entorno do shopping, que ainda não foram concluídas. Ao todo estão sendo gastos cerca de R$ 5 milhões.

O prefeito Beto Richa disse que a trincheira é mais uma das obras necessárias para melhorar o trânsito na cidade. Segundo ele, a capital tem a maior frota proporcional ao número de habitantes do País. Disse que a implantação da Linha Verde (antiga BR-116) também vai facilitar o deslocamento de passageiros, incentivando mais gente a usar o sistema de transporte coletivo.

Voltar ao topo