Assembleias definem reivindicações do Sindimoc

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transportes e Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), realizou hoje três assembleias para definir a pauta de reivindicações que serão apresentadas na negociação salarial de 2012.

Após o fechamento da pauta, as propostas serão encaminhadas ao Sindicado das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana para dar início às negociações.

De acordo com Anderson Teixeira, presidente do Sindimoc, uma das principais reivindicações por parte de motoristas e cobradores é a questão salarial. Segundo ele, os salários da classe estão defasados em Curitiba e Região Metropolitana.

“Em outras cidades do Brasil, motoristas e cobradores têm rendimentos maiores que os trabalhadores daqui. Então, existe uma defasagem salarial da categoria e com certeza vamos apresentar uma proposta de aumento ao sindicato patronal”, afirma Teixeira. Atualmente, o salário inicial do motorista é de R$ 1.359,00 e do cobrador, de R$ 770,20.

Além do reajuste salarial, a categoria vai exigir melhorias na condição de trabalho dos cobradores das estações-tubo. Segundo Teixeira, o Sindimoc quer uma solução para as questões de banheiros para os cobradores e equipamentos específicos para o inverno.

Mudanças nas escalas de trabalho também devem ser exigidas. Hoje, de acordo com o Sindimoc, existem casos de trabalhadores que executam carga horária de sete dias de serviço para um de descanso. A reivindicação é para que a escala padrão seja de seis dias de trabalho para um de descanso.  

Temas como intervalos durante o expediente de motoristas e cobradores, reajuste do vale-alimentação, horários de recolhe e fornecimento de troco por parte das empresas também devem entrar na pauta de reivindicações.