Ascomteg reivindica ações no Terminal do Guadalupe

Representantes da Associação de Comerciantes e Moradores da Região do Terminal do Guadalupe (Ascomteg), estiveram ontem na Câmara dos Vereadores de Curitiba, buscando apoio para reivindicações sobre o terminal de transporte. Eles estão preocupados com uma revitalização anunciada pela Prefeitura Municipal de Curitiba que, a princípio, faria com que os ônibus não parassem mais no Guadalupe, e sim, no futuro Terminal Metropolitano que será construído. Porém o secretário de Governo Municipal, Maurício Ferrante, já garantiu aos associados que a revitalização não mudará nada no terminal de transporte.

Segundo o presidente da Ascomteg, Ibrahim Nasri Yossef, mesmo com a garantia do secretário, é importante sensibilizar os vereadores sobre a região, que segundo ele, perderia muito com a mudança do terminal. ?Passam pelo Guadalupe cerca de 200 mil passageiros por dia?, diz. O terminal abriga as linhas metropolitanas da cidade desde 1972, quando deixou de ser o terminal rodoviário, que se mudou para a atual Rodoferroviária, na avenida Afonso Camargo. ?O terminal gera mais de 100 mil empregos diretos e indiretos. Não pode sair de lá?, afirma Yossef, que discursou na tribuna da Câmara.

De acordo com a Prefeitura, as obras previstas no projeto de revitalização não vão afetar a rotina do comércio e dos moradores, e tem por objetivo oferecer melhorias à população. O projeto prevê a manutenção da área de passeio, reforço na iluminação e nova sinalização para melhorar o tráfego na região. Outras ações também estão sendo acrescidas no projeto, como uma parceria entre a Secretaria Municipal da Defesa Social e a Policia Militar.

Mas Yossef diz que a Ascomteg quer ser ouvida nessas mudanças. ?Queremos melhorias, mas queremos fazer parte das escolhas do que realmente deve ser melhorado.? Segundo o presidente, entre os pedidos da associação estão melhorias na iluminação, no calçamento, a criação de um posto de saúde no local e a criação de um Conselho de Segurança para a região.

Voltar ao topo