Amanhã começa o vestibular da UFPR

Mais de 43,8 mil candidatos encaram amanhã a primeira fase do processo seletivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nas provas que acontecem nesse domingo, os vestibulandos deverão responder 80 questões divididas entre Matemática, Física, Geografia, História, Química, Biologia, Português e Língua Estrangeira.

Nesse vestibular, o curso de Medicina foi o mais concorrido, com 41,54 candidatos por vaga. Em seguida estão Publicidade e Propaganda (24,11), Jornalismo (17,74) e Biomedicina (16,04).

Esse ano, a UFPR está oferecendo 5.540 vagas, distribuídas em 95 opções de cursos de graduação. Desse total, a UFPR separou 524 vagas que serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Os melhores colocados da primeira etapa se classificam para a segunda fase do processo seletivo, cujas provas serão aplicadas entre os dias 5 e 6 de dezembro.

Tranquilidade

Segundo o professor Raul von der Heyde, coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, o importante é manter-se tranquilo. “É fundamental que o candidato mantenha a calma durante a prova, uma vez que chegamos ao final dessa etapa de preparação feita ao longo do ano. Até domingo é essencial relaxar, não modificar hábitos alimentares e ter uma boa noite de sono”, orienta o coordenador.

Para Heyde, a divulgação do gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no final da tarde de ontem, pode ser importante para os candidatos verificarem seus desempenhos.

“Eles podem ficar mais tranquilos com essa liberação, pois será possível ver resultados e conferir o desempenho pessoal”, diz. Assim como no ano interior, a UFPR utilizará a nota do Enem para compor 10% da nota final dos candidatos. “Os alunos que tiverem problemas com o Enem também poderão ficar tranquilos, pois a perspectiva é que alguns terão a oportunidade de refazer a prova”, diz.

Atendimento

Um parecer favorável dado pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Curitiba poderá aumentar a segurança em locais de provas e trotes, em Curitiba.

Trata-se se um projeto de lei do vereador Mário Celso Cunha (PSB), que tem como objetivo instituir plantão de ambulâncias nesses dois ambientes. O projeto de lei prevê ainda multa ao estabelecimento infrator no valor de R$ 3 mil, bem como a reparação de eventuais danos que venham a acontecer na ausência do atendimento.

Voltar ao topo