Aifu fiscaliza e fecha um estabelecimento na praia

Dos oito estabelecimentos comerciais vistoriados pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), na noite de quarta-feira (6) em Matinhos, um foi fechado por falta de higiene. Participaram da Aifu as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Ambiental do Paraná, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal de Matinhos e fiscais da prefeitura.

Apesar da chuva forte, que atrapalhou os trabalhos da fiscalização, a equipe realizou 13 autuações administrativas. O coordenador estadual da Aifu, coronel Honório Olavo Bortolini, avalia que o trabalho realizado nas praias desde o começo da Operação Viva o Verão, no dia 19 de dezembro, trouxe um bom resultado. “Pudemos perceber que os comerciantes estão mais conscientes e adequados à legislação e às questões sanitárias”, disse.

O Poder Judiciário e o Ministério Público estiveram presentes nesta operação. Para o juiz, que trabalha da Operação Viva o Verão, Ruy Alves Henriques Filho, é muito importante que o magistrado veja de perto como estão os problemas da sociedade.

“O juiz é um cidadão comum e também tem a obrigação de saber onde os problemas estão”. A promotora de justiça Juliana Gonçalves Krause disse que uma ação como a Aifu é boa para toda a comunidade. “A função do Ministério Público é zelar pela sociedade e ver se há a legalidade na ação e todos os direitos dos cidadãos estão sendo respeitados”, disse.

O comandante da PM em Matinhos, capitão Robson Cláudio Ferreira Lima, acompanhou o trabalho da fiscalização e considera a ação muito positiva para o município.

“O trabalho realizado pela Aifu durante o verão repercute o ano todo. Os comerciantes que estão no Litoral, e vivem do comércio, podem adequar os estabelecimentos e oferecer um serviço de qualidade fora da temporada”, disse.

POPULAÇÃO – Maria Idalina Novisk, 62 anos, cozinheira, moradora de Matinhos há 30 anos, aprova a fiscalização. “Eu já fui dona de comércio e sei como é bom este tipo de fiscalização, principalmente para combater o tráfico de drogas que é um dos grandes problemas do Litoral”.

BALANÇO – Desde o dia primeiro de dezembro a Aifu está nas praias do Paraná para fiscalizar as irregularidades no comércio local. Ao todo a equipe já realizou 608 vistorias e fechou 26 estabelecimentos. 543 autuações administrativas foram emitidas.