Impasse

ACP pressiona para que dias de jogos não sejam feriados

A Associação Comercial do Paraná (ACP) defende que não haja feriado nos dias em que a Copa do Mundo for realizada em Curitiba. Segundo a entidade, os comerciantes podem chegar a ter um prejuízo de R$ 160 milhões por dia, caso tenham que fechar as portas. “Se for para ter feriados, melhor não ter Copa em Curitiba”, disse Edson José Ramon, presidente da ACP.

Para a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) o prejuízo pode ser muito maior que o estimado pelo comércio se for considerado o potencial produtivo da indústria na cidade. “É impensável que, numa economia como a do Brasil, haja paralisação. A Fiep vai desenvolver ações juntamente aos vereadores para que também posicionem-se contra os feriados”, disse Hélio Bambi, presidente da Fiep.

Se for feito um balanço entre o investimento já feito na cidade e a perspectiva de queda de 60% no movimento, caso os feriados sejam instituídos, a ACP vê o mês de junho como “praticamente perdido”, nas palavras de Gláucio Geara, coordenador do Conselho Político da associação.

Outro setor que pode sofrer com os feriados é o de imóveis. “É inadmissível parar as administradores de condomínios durante 14 dias úteis, contando os dias que seriam emendados aos fins de semana”, disse o vice-presidente da ACP e do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi – PR), Jean Michel Galiano.