Acidente destrói acervo de pratos raros

Cerca de 60 pratos de porcelana, alguns com mais de cem anos, foram parar no chão, em cacos, em uma das lojas do Mercado das Pulgas de Curitiba. Ao abrir a sede, na esquina das ruas Brasílio Itiberê com Bento Viana, no Água Verde, ontem de manhã, o gerente José Antônio da Silva chegou a pensar que fosse resultado da ação de vândalos e invasores. Porém, o fato não passou de um acidente. A bucha de uma das prateleiras espanou e acabou cedendo, derrubando outras duas abaixo.

Lamentando a perda, José Antônio conta que entre as peças estraçalhadas há portuguesas, inglesas, alemãs, francesas e polonesas. ?Fiquei muito triste quando cheguei de manhã. É uma perda irreparável. Essas porcelanas carregam também a história e algumas aqui quebradas não podem ser recuperadas?, afirma.

O acervo quebrado estava avaliado em cerca de R$ 2.800. ?Isso em preço nosso, pois em termos de valores em antiquários e no mercado europeu, essa avaliação seria bem maior?, comenta o gerente. No entanto, ele destaca que o que pesa mesmo é o valor histórico que tem ?todo aquele material antigo?.

Apesar da tristeza em mostrar o material no chão, José Antônio conta que ainda ontem profissionais do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas (Cepa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) o procuraram. ?Eles se prontificaram a vir e coletar esse material, aplicando técnicas específicas. Vejo que há muita probabilidade de vir a tê-los de volta?, diz.

De acordo com o Cepa, o que ficou ?acertado? é que o gerente iria até a universidade para verificar o trabalho feito pelos pesquisadores, na área de arqueologia, para depois combinar a restauração.

Mercado

O Mercado das Pulgas tem mais de 18 anos. Em três lojas, está distribuído um acervo de mais de 85 mil peças. São porcelanas, cristais, esculturas, relógios, mais de sete mil telas, móveis, luminárias, livros e outras antigüidades. Além de vender esses materiais, o mercado também aluga as peças, geralmente para produção de filmes. A loja conta com mais de 50 mil clientes, de todas as partes do mundo, cadastrados.

Voltar ao topo