Ação integrada fiscaliza 43 quiosques e 18 ambulantes em Matinhos

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) avaliou as condições de higiene e os produtos comercializados em 43 quiosques e 18 vendedores ambulantes de Matinhos, na terça-feira (08). Foram realizadas cinco notificações do Corpo de Bombeiros, uma intervenção da vigilância sanitária e orientações pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Equipes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e Prefeitura fiscalizaram a forma de manipulação e armazenamento dos alimentos, alvarás e venda de bebida para adolescentes.

De acordo com o coordenador-geral da Aifu, Benedito Facini, grande parte dos proprietários de quiosques está com os alvarás em andamento na Prefeitura de Matinhos. ?A fiscalização foi considerada satisfatória. Ainda assim, orientamos a todos os comerciantes que, na próxima ação integrada, todos deverão ter em mãos o alvará emitido pela Prefeitura?, alertou Facini. A próxima fiscalização será realizada nos próximos dias.

Recomendações

A vigilância sanitária não permite a manipulação de alimentos como sanduíches ou refeições em quiosques. ?Nesses locais, só é permitido produzir churros, por exemplo, que é feito com massa à base de água e frito a 140º. É permitida a venda de produtos industrializados e o armazenamento em estufas de salgados produzidos fora da beira da praia?, explicou o técnico da Vigilância Sanitária Estadual da 1.a Regional de Saúde de Paranaguá, Edivaldo Freitas.

Facini fez questão de reforçar que a atividade tem caráter preventivo. ?Faremos essa primeira rodada de vistoria e voltaremos a fiscalizar antes do fim da temporada?, disse, completando que a intenção não é prejudicar o trabalho das pessoas e sim regularizar o comércio no litoral do Paraná. Nesta quarta-feira (9), as equipes realizaram a fiscalização em Pontal do Paraná.

Voltar ao topo