Abnegados prepararam Carnaval de Curitiba

Recorta, cola, costura, ajusta, guarda. Este tem sido o ritmo das escolas de samba de Curitiba e Região Metropolitana (RMC) que estão correndo contra o relógio para deixar tudo pronto para a festa popular. Faltando treze dias para o desfile – que acontece dia 25, a partir das 17h30, na Avenida Cândido de Abreu -, tem componente de escola trabalhando até durante a madrugada para conseguir concluir as fantasias e carros alegóricos. A promessa é levar para a avenida uma festa animada e muito colorida. Neste ano, sete escolas e dois grupos especiais irão participar do Carnaval.

A Prefeitura de Curitiba repassou para as escolas R$ 121 mil. Este recurso, explica o presidente da Liga de Escolas de Samba de Curitiba e Região Metropolitana, Saul Franco D’avila, foi dividido entre as entidades. "A divisão foi feita de acordo com a colocação das escolas no Carnaval do ano passado", disse. Apesar de ser um valor considerado insuficiente, as escolas comemoraram o repasse do dinheiro com antecedência – cerca de 45 dias antes do Carnaval.

De acordo com D’avila, apesar de todas as dificuldades financeiras e falta de apoio cultural, as escolas estão fazendo o melhor para preparar uma festa bonita. Ele afirma que, diferente de grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, o Carnaval de Curitiba é feito por voluntários que querem manter a tradição da festa. "O Carnaval aqui é autêntico e não comercial como em outras cidades. As escolas são representadas por pessoas da comunidade que tëm como proposta promover uma festa cultural, artesanal e artística", falou. Ele rebate as críticas de quem afirma que Curitiba não tem Carnaval. "Eu quero que as pessoas vão prestigiar a dedicação dessas pessoas, que provarão que o Carnaval da cidade existe e é muito bom", disse.

Programa

Neste ano, a festa foi concentrada em apenas um dia. O presidente da liga afirma que com isso as escolas terão condições de mostrar um trabalho com mais qualidade. Sobre a possibilidade de transferir os desfiles de Carnaval da Cândido de Abreu para um bairro da cidade, Saul D’avila afirmou que essa proposta não foi bem aceita pelas escolas. "O Carnaval é de toda a Curitiba e não apenas de um bairro. Por isso, ele tem que ficar no centro da cidade, até mesmo para facilitar o acesso das pessoas", opinou. Segundo ele, as escolas querem lutar para que a festa volte a acontecer na Marechal Deodoro.

Neste ano, a festa será aberta com a apresentação dos blocos Afoxé e Rancho das Flores. Em seguida vão desfilar as escolas do segundo grupo, representadas pela Associação Cultural Escola de Samba Unidos do Bairro Alto e Grêmio Recreativo Beneficente Os Internautas. As participantes do primeiro grupo serão representadas pela Escola de Samba Acadêmicos da Realeza, Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Pinhais, Sociedade Cultural e Carnavalesca Embaixadores da Alegria, Escola de Samba Jesus Bom a Beça e Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Azul. O apuração dos votos para eleger as escolas campeãs do Carnaval 2006 acontece no domingo, dia 26, a partir das 15h no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem.

Criatividade é a arma das escolas

Desde dezembro, a Acadêmicos Realeza vem trabalhando para montar as fantasias e alegorias que irão levar para a avenida. Com o enredo "A maravilhosa viagem ao mundo dos bois", a escola se baseou no Festival Folclórico de Parintins, da Amazônia, e promete mostrar um pouco dessa que é considerada a segunda maior manifestação cultural do Brasil.

O presidente da escola, Paulo Roberto Scheunemann, disse que a previsão é reunir 350 componentes no desfile, que virão fantasiados com pouca roupa e muitas penas. "Vamos reproduzir aqui no Sul a festa tradicional que reúne os grupos Caprichoso e Garantido, com predominância para as cores azul e vermelho", falou.

Uma das mais antigas escolas da região, a Unidos de Pinhais, irá fazer uma referência as montanhas do rei Salomão. O presidente, Gilmar Obrirajara Renaud, disse que 300 pessoas devem participar do desfile, que contará ainda com dois carros alegóricos – um simbolizando a água e o fogo e outro o de abre-alas. "Vamos fazer um carro bem diferente, com uma iluminação que Curitiba nunca viu", prometeu. Entre as fantasias vão predominar as cores vermelho, azul, branco e amarelo.

Com o enredo "Água, a essência da vida", a Embaixadores da Alegria irá sair com 400 componentes e quatro carros alegóricos. Entre os personagens vão predominar os piratas, sereias e deusas do mar. A diretora de harmonia da escola, Jane D’avila, disse que estão preparando uma bela surpresa para quem for assistir os desfiles na avenida. "Esperamos contar com a população, pois o Carnaval de Curitiba só não existe para quem nunca foi na avenida", afirmou, acrescentando que no ano passado mais de 60 mil pessoas acompanharam as apresentações.

Deuses

Já a Mocidade Azul preparou um enredo inspirado na rainha africana, Nzinga Mbande, que foi um símbolo de luta a favor dos negros e contra a colonização. A canavalesca Marlene Monte Carmelo afirma que irão se apresentar com seis alas, incluindo a das baianas, que será representada por Nossa Senhora do Rosário, protetora dos negros. "Nós vamos usar muitas cores, mas sempre chamando a atenção para a raça negra", falou. Ao todo, 360 componentes deverão desfilar.

O tema especial preparado pela escola Jesus Bom a Beça será "A ordem de Deus, que é crescei e multiplicai", afirma o presidente, pastor Alexandre José Monteiro.

Segundo ele, 300 pessoas irão levar muita alegria e criatividade para a avenida -serão sete alas e dois carros alegóricos. Uma das novidades será a comissão de frente que participará com tochas de fogo, simbolizando a luz que Deus ordenou quando criou o mundo. Monteiro disse que a escola estará desfilando pelo oitavo ano, e a sua participação faz parte de um projeto "de levar as verdades da Bíblia através da cultural popular".

Já a escola Unidos do Bairro Alto irá homenagear São José dos Pinhais. O presidente, Antônio Guedes de Oliveira, conta que a escola irá desfilar com 230 componentes, distribuídos em cinco alas, sendo uma composta por 30 crianças. "Um dos carros alegóricos irá simbolizar o aeroporto, e terá um grande avião", conta. As cores da escola são o azul, amarelo, verde e branco.

O Sítio do pica-pau-amarelo foi o tema escolhido pela escola Os Internautas, que desfilará com mais de 200 componentes. O presidente Haroldo Ribeiro afirmou que a escola está acelerando os preparativos para deixar tudo pronto até dia 25. "Nosso pessoal está trabalhando até de madrugada para terminar as fantasias", comentou. Com peças coloridas e exuberantes, a escola também promete reunir carvalescos tradicionais de Curitiba. (RO)

Voltar ao topo