A qualificação no serviço público

Toda administração pública é feita de pessoas. A qualidade dos serviços oferecidos pelos governos é fruto de planejamento e do investimento financeiro, mas também, e principalmente, é o resultado direto da dedicação e do profissionalismo dos servidores públicos. Promover, reconhecer e assegurar o comprometimento dos servidores na definição e execução das políticas públicas é uma prioridade para os governos que adotam uma visão moderna de gestão, orientada para que os melhores resultados sejam percebidos pela população.

No mês de março, a Prefeitura de Curitiba promoveu a assinatura das metas do Contrato de Gestão de todas as secretarias municipais.  O objetivo principal é garantir o atendimento de qualidade ao seu principal “cliente”,
o cidadão curitibano. Além das ações permanentes para melhoria e expansão das áreas da educação e da saúde pública, outras importantes metas beneficiam diretamente o cidadão, como geração de empregos, acesso à moradia, atendimento a famílias em situação de riscos, entre outras.

São metas ousadas, que somente serão atingidas e sustentadas com a a participação sempre decisiva e imprescindível dos servidores públicos municipais. E essa condição também se reflete nos Contratos de Gestão para 2009, incluindo diversas metas e propostas de valorização e qualificação do servidor, como o aumento do percentual de servidores com nível superior de escolaridade; chegar a 50 horas-aula, como média, por servidor de capacitação ao longo do ano, incluindo a garantia de que no mínimo seja assegurada a participação de cada um dos 32 mil servidores municipais em um curso de capacitação no mesmo período.

São novas metas que se somam a um trabalho que desenvolve nos últimos anos para reforçar e fortalecer os laços de respeito e reconhecimento da administração municipal com o funcionalismo. Os resultados dessa relação entre a administração e seus servidores podem ser medidos pelos índices de satisfação do cidadão com o trabalho de seus governantes. Em Curitiba, os índices de aprovação da administração municipal têm sido altos, o melhor entre as capitais nos últimos anos. São sinais positivos que revelam a qualidade dos serviços prestados pelos servidores curitibanos. A parceria governo/servidor é um dos mais importantes segredos desse sucesso.

O relacionamento da Prefeitura de Curitiba com todos os seus servidores tem a marca do diálogo, do respeito e da valorização digna de cada trabalhador. Foi construído ao longo dos últimos anos um caminho de conquistas, marcado pelas oportunidades de crescimento profissional e pelos avanços salariais, trazidos pelas melhorias nos planos de carreira, nos reajustes sempre cima acima da inflação nos últimos cinco anos e, o que é mais importante, com a mais absoluta e criteriosa responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

Paulo Afonso Schmidt, secretário de Recursos Humanos da Prefeitura de Curitiba.

Voltar ao topo