Paraná vacinou 839 mil crianças contra a pólio

O Paraná encerrou a campanha de vacinação contra a poliomielite com 838.253 crianças entre zero e cinco anos de idade imunizadas. A população nesta faixa etária no Estado é de 911.607. A campanha começou no dia 26 de agosto e foi prorrogada duas vezes, terminando no último domingo (10).

O Estado vacinou mais de 100% das crianças menores de um ano de idade e 89% das crianças entre 1 e 4 anos. ?A campanha foi boa, tivemos grande apoio da população e isso é muito importante?, disse o secretário da Saúde, Cláudio Xavier. Segundo ele, é preciso ressaltar que a doença ainda existe em alguns países do mundo e há sempre a possibilidade de que a doença volte ao nosso país.

As Regionais de Saúde com maior número de crianças vacinadas foram as de Jacarezinho, com 100%, e de Ivaiporã, com 103%. Os números superam 100% porque incluem a vacinação de crianças que se encontravam fora de seu município de origem e foram vacinadas nessas regiões.

A campanha de vacinação contra a poliomielite é realizada duas vezes ao ano, durante um período de tempo, dando aos pais a oportunidade de levarem os filhos menores de cinco anos para vacinar. ?É importante que os pais ou responsáveis levem os filhos ao posto de saúde para manter atualizada a vacinação de rotina?, alerta a coordenadora de doenças imunopreveníveis da Secretaria, Miriam Woiski. Mesmo que a campanha tenha se encerrado, a vacina da poliomielite está na rotina do Estado e se encontra disponível em qualquer posto de saúde no Paraná o ano todo.

A doença

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. Afeta o sistema nervoso central, podendo resultar em paralisia permanente e, muitas vezes, levar à morte. A maioria dos casos ocorre em crianças com menos de cinco anos de idade. O vírus é eliminado pela secreção oral e fecal num período de quatro a seis semanas, podendo persistir até dezessete semanas no meio ambiente. Nesse período dissemina-se rapidamente.

Noventa em cada cem pessoas contaminadas pelo vírus não apresentam sintomas, mas podem espalhar a doença. A fase paralítica começa de sete a 21 dias após o início da infecção. Os primeiros sintomas são febre e dores musculares e uma em cada 200 pessoas infectadas apresenta paralisia irreversível.

Três regiões no mundo já estão livres da transmissão autóctone do poliovírus: a região das Américas recebeu a certificação em 1994, a região do Pacífico Ocidental em 2000 e a Europa em 2002.

Voltar ao topo