Papa terá 400 agentes da PF para segurança pessoal

A Polícia Federal colocará 400 agentes para fazer a segurança próxima do Papa Bento XVI em todos os deslocamentos na cidade de São Paulo e em Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba, nos cinco dias em que estiver no País. O Papa receberá a escolta de um Chefe de Estado de "nível 1" que vai garantir a sua integridade física.

Nos momentos em que descer do papamóvel e caminhar a pé, um grupo composto por quatro agentes da Polícia Federal e quatro homens da Guarda Suíça, em formação de "Losango", vai acompanhá-lo em cada passo. O Chefe do setor de segurança de Dignatários da Superintendência da Polícia Federal, Flávio Luiz Trivella, será o "Mosca" ou o "Sombra" – denominação utilizada para quem ocupa a posição de "guarda-costas" – do Papa Bento XVI enquanto estiver no papamóvel, que será guiado por um dos agentes da PF.

O comboio de carros da segurança será de 15 veículos, sendo que dez deles irão compor a segurança principal. O automóvel fechado para o Papa será do o modelo 430 da Mercedes-Benz, blindado de fábrica. Dois desses modelos já estão na base da Polícia Federal que está à espera de dois papamóveis. Eles vêm do Vaticano e também vão ficar sob a guarda da Polícia e do Exército. No comboio, participarão 30 policiais do Núcleo de Segurança Especial.

Voltar ao topo