Pane na Dataprev atrasa liberação de consignados

Uma sobrecarga nos sistemas de informática da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) está provocando atrasos na liberação de novos empréstimos consignados (com desconto em folha) aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Na quinta, a Dataprev – que dá suporte tecnológico ao INSS e é responsável pelo processamento da folha de pagamentos dos mais de 23 milhões de segurados – informou que a partir de hoje tudo estará normalizado.

Os bancos alertaram que, na última semana, a Dataprev estaria demorando além do tempo legal de quatro dias para dar às instituições financeiras as respostas necessárias para os novos pedidos de crédito dos segurados. Sempre que um banco recebe solicitação de empréstimo, tem que consultar a Dataprev sobre a possibilidade da concessão, já que os segurados não podem comprometer mais de 30% de sua renda mensal com esse tipo de crédito. Entre os dias 18 e 25 deste mês, a demora nas respostas teria represado cerca de 200 mil pedidos de novos empréstimos.

Voltar ao topo