PAC é compromisso com um país mais justo, diz ministro dos Transportes

Brasília – O cumprimento dos projetos contidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a área de transportes será uma das prioridades do novo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que tomou posse na manhã de hoje (29) no Palácio do Planalto. Em seguida, Nascimento recebeu o cargo do ex-ministro Paulo Sérgio Passos. Para Nascimento, a execução do PAC é um compromisso com a construção de um país mais justo e economia mais pujante e competitiva.

?A recuperação, ampliação e modernização da infra-estrutura de transportes, contemplada de modo ambicioso neste programa, irá nos impor muito trabalho?, disse o ministro, lembrando que as outras ações planejadas pelo Ministério não serão descontinuadas e receberão a atenção necessária à sua plena execução.

Para a área dos transportes, os investimentos do programa totalizam R$ 55,279 bilhões até 2010, sendo R$ 30,979 bilhões do Orçamento Geral da União. O restante corresponde à estimativa de investimento privado. ?É hora de manter as mangas arregaçadas e tirar do papel esse conjunto de obras e projetos?, disse Nascimento. 

Segundo ele, nos últimos anos, o ministério trabalhou em ações emergenciais para garantir as condições mínimas para o bom uso da infra-estrutura de transportes. Ele lembrou que o governo também retomou o planejamento estratégico do setor e assumiu o seu papel de fomentador das políticas exigidas para consolidar o desenvolvimento da economia brasileira

Em discurso na cerimônia de transmissão de cargo, Nascimento anunciou que que o ex-ministro Paulo Sérgio Passos será reconduzido ao cargo de secretário-executivo dos Transportes. ?Nós vamos agora administrar o ministério a quatro mãos?, afirmou. Ele também informou que passará o cargo de presidente do PR (Partido da República) ao governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, para se dedicar exclusivamente às tarefas do ministério. ?A tarefa que me espera é muito grande e muito difícil de ser realizada?, justificou.

Passos agradeceu a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Nascimento e disse que o convite para ocupar o cargo de ministro dos Transportes, no ano passado, foi o coroamento de sua carreira como servidor público. ?Trago comigo o sentimento de dever cumprido com retidão e compromisso público?. Ele fez um histórico das conquistas da pasta e disse que a realização do PAC está nas mãos de e irá contribuir para a superação dos gargalos logísticos do Brasil, com impactos relevantes no desempenho e na melhoria da qualidade de vida da nação.

Alfredo Nascimento tem 54 anos, é formado em Letras e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas. Já ocupou os cargos de vice-governador do Amazonas, prefeito de Manaus, secretário estadual da Fazenda e da Administração e secretário municipal de Saúde, de Administração e de Economia e Finanças. Em 2004, assumiu o Ministério dos Transportes e desligou-se do cargo em 2006 para concorrer a uma vaga de senador pelo Amazonas.

Voltar ao topo