Orquestra Sinfônica promove o encontro da música erudita e popular

A Orquestra Sinfônica do Paraná tem agendado dois concertos inéditos em parceria com o Grupo Fato. O primeiro será realizado na cidade de Cascavel, no domingo (20). às 20h, na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Catedral). O outro será no dia 29, em Curitiba, na Praça Santos Andrade, em comemoração ao aniversário da Cidade.

O concerto, que reunirá músicas de 14 compositores, na maioria, paranaenses, além da divulgação de grandes talentos, vai mostrar ao público aspectos importantes da cultural regional, desconhecida por muitos. Esta é a primeira vez que acontece o encontro dos dois grupos de diferentes estilos, o popular e o erudito.

A Orquestra Sinfônica do Paraná, que comemora 20 anos de fundação em maio, mantém um grupo de músicos de grande expressão. Em sua trajetória figuram concertos dos mais memoráveis mestres como, Mozart, Bach e Beethoven, e autores contemporâneos, incluindo compositores brasileiros e paranaenses. Em seus registros constam centenas de apresentações entre concertos sinfônicos, óperas, espetáculos do Balé Teatro Guaíra e festivais de música.

O Grupo Fato está em atividade há mais de onze anos e já conta com quatro CDS gravados. "O quinto CD já está sendo produzido e será lançado no final do ano", diz Ulisses Galetto, coordenador do grupo.

O trabalho do grupo está voltado para a busca de uma linguagem própria, pela qual elementos de diversas vertentes musicais compõem um universo sonoro bastante singular. Um desses elementos é o Fandango Paranaense que tem despertado interesse não só do público, mas também de críticos especializados em todo o Brasil e no exterior.

Segundo Ulisses, se apresentar junto com a Orquestra Sinfônica do Paraná foi projeto que começou a ser elaborado no final ano passado. "A Orquestra recebeu muito bem a nossa proposta e todo o grupo está muito feliz em poder realizar esta pareceria", diz ele.

Voltar ao topo