Oferta de crédito no varejo aumentou 35% em 2005

São Paulo – A oferta de crédito no varejo cresceu 35% em 2005 e a expectativa do setor é mais crescimento em 2006, embora em ritmo menor. A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) projeta uma expansão média de 25% no próximo ano, enquanto a Serasa estima um crescimento de 20%. Neste ano, o crédito consignado foi o campeão entre as operações de financiamento, mas deve crescer menos em 2006, entrando em uma fase de estabilidade.

Em 12 meses até novembro, o crédito consignado cresceu 103%. "Se, até agora, os bons resultados se deveram à pujança do crédito consignado, daqui em diante a ampliação deve continuar, mas será apoiada no crescimento econômico", avalia o presidente da Acrefi, Érico Sodré Quirino Ferreira, animado com as perspectivas para o crescimento sustentado do País. Em novembro, o destaque foi o financiamento de veículos, o que pode ser uma indicação dessa nova tendência para o setor.

Ao longo de 2005, a oferta de crédito no varejo cresceu, praticamente independente dos altos juros básicos da economia. O setor justificou o movimento com dois argumentos principais: a recuperação do emprego e a taxas menores cobradas pelo crédito consignado tanto para trabalhadores como para aposentados e pensionistas da Previdência Social.

O Banco Central ainda não apresentou o balanço do ano, mas os dados até novembro confirmam o otimismo dos empresários. O saldo de crédito voltado à pessoa física – dados deflacionados e dessazonalizados – indica alta de 2,4% em relação a outubro, quando houve um crescimento de 1,2%. A proporção do crédito em relação ao Produto Interno Bruto em novembro foi a maior desde fevereiro de 1995, com 30,5%.

O diretor de mercado e relações institucionais da Serasa Juan Perez Carrillo, descarta temores de que a continuidade da expansão do crédito não é sustentável. Ele não acredita que ocorra uma alta da inadimplência, como houve no passado logo após o crescimento do crédito. Para Carrillo, o atual contexto do mercado é diferente e a perspectiva é positiva.

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