Novo viaduto

Obras do novo Complexo do Tarumã começam nesta quarta-feira em Curitiba

Novo Complexo Tarumã, em Curitiba
Foto: Reprodução/Prefeitura de Curitiba.

O Complexo do Tarumã, uma das obras mais aguardadas pelo prefeito Rafael Greca (PSD), e também das mais atrasadas segue para um dos trechos mais importantes. Nesta quarta-feira (25), inicia o bloqueio total da parte norte do Viaduto do Tarumã, que cruza a Avenida Victor Ferreira do Amaral. Parte da rotatória sob a estrutura viária, ao lado do Colégio Militar do Paraná e da Concessionária CCV será totalmente fechada. Segundo a prefeitura de Curitiba o complexo conta com duas novas estações de ônibus e o alargamento do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral.

+Bloqueios! Obra do Complexo Tarumã gera bloqueios trânsito de Curitiba; Veja desvios!

A primeira fase da obra inclui a implantação e revitalização das vias que irão formar novos acessos ao viaduto, com a abertura da Rua Bandeirantes Dias Cortes, próxima da Concessionária CCV. O Complexo do Tarumã, assim como toda a Linha Verde integram o eixo de 22 km de transporte que liga Curitiba de norte a sul.

Historicamente, a obra se tornou um problema para a gestão municipal. A TCE Triunfo Engenharia venceu a primeira licitação do Lote 2.1, que incluía o alargamento do viaduto da Victor Ferreira do Amaral e uma trincheira, em 2019, que foi cancelada em 2021. A licitação do lote 2.2, que previa os novos acessos, foi concluída, mas a empresa vencedora declinou do contrato.

+Como vai ficar? Projeções indicam como vai ficar o novo Complexo do Tarumã em Curitiba

Sem os recursos do governo federal, previstos para a execução original do projeto, foi feita uma alteração que permitiu que os lotes 2.1 e 2.2 fossem unificados em apenas um edital, com o alargamento do viaduto, a construção das estações e os novos acessos, para serem implantados com recursos do Tesouro Municipal.

Esse novo edital, publicado em setembro de 2022, teve a Trial Engenharia, de São Paulo, como vencedora. O contrato, no valor de R$ 92,8 milhões, foi assinado em novembro de 2022 e a empresa tem 18 meses para concluir a obra.  

+Novidades! Nova Praça de Curitiba terá mirante e vista instagramável; conheça o local

Estações-Tubo e alargamento do viaduto

Para acomodar a Estação Tarumã e a canaleta exclusiva para o transporte coletivo, o viaduto será alargado. Na parte inferior, será instalada a Estação Victor do Amaral, permitindo a integração dos passageiros das linhas que percorrem a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana, especialmente Pinhais e Piraquara.

Além do alargamento do viaduto e das duas novas estações de ônibus, o projeto prevê novos acessos para conexão com a Linha Verde Norte e Sul, além da revitalização de praças públicas – Cova da Iria e Mauro Ferreira -, novo paisagismo e iluminação no local. Veja aqui a página especial com os detalhes da obra

“Cada vez mais, Curitiba avança na execução de um planejamento estratégico que atende aos desafios das cidades do futuro, com atenção à mobilidade e resiliência às questões climáticas, como o impacto da poluição gerada pelo trânsito. O Complexo do Tarumã vai permitir integrações de transporte coletivo inéditas, melhorando a qualidade do serviço”, diz o prefeito Rafael Greca., disse o prefeito Rafael Greca.

Mudanças de rotas e pontos de bloqueio em tempo real

Pelo serviço de Whatsapp da Prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações da obra, como rotas de desvios, pontos de bloqueio, benefícios da obra e outras informações importantes sobre a intervenção. Basta mandar uma mensagem para 4199876-2903 e seguir as instruções do atendimento automático.

LEIA AINDA – Nova praça de Curitiba com mirante e vista para a Serra do Mar. Veja o projeto!

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!
Ô Yeah yeahhhh!

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??
Respondido!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?
Inusitado!

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.