O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para a possibilidade de tempestades no Paraná. O aviso, válido até a noite desta segunda-feira (15), atinge as cidades da Região Metropolitana de Curitiba, o Litoral, toda a metade sul do estado e também municípios do Oeste até a altura de Umuarama.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as instabilidades devem se intensificar principalmente durante a tarde, com maior força nas áreas de divisa com Santa Catarina. No Sudoeste e no Centro-Sul, os temporais devem ocorrer de forma localizada, mas com potencial para causar transtornos.
A previsão aponta acumulados de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhados de ventos fortes, variando de 40 a 60 km/h, e possibilidade de queda de granizo. O cenário representa risco baixo, mas não descartado, de corte no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos e alagamentos pontuais.
Segundo o Simepar, as instabilidades estão associadas à circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, próxima às regiões da Argentina e do Paraguai, que favorecem a formação das tempestades. Para a terça-feira (16), o meteorologista Samuel Braun reforça que “o tempo continua bem instável, com possibilidade de chuvas em vários momentos e atingindo boa parte do Paraná”.
Como fica em Curitiba
Na capital, a chuva deve demorar a ganhar força. Nesta segunda-feira, a previsão indica um dia majoritariamente ensolarado, com temperaturas entre 12 ºC e 22 ºC. Rajadas de vento de até 30 km/h podem aumentar a sensação de frio.
Já na terça-feira, a instabilidade avança e atinge também a Região Metropolitana. A expectativa é de maiores acumulados de chuva entre a madrugada e o início da tarde. As temperaturas seguem amenas, com mínima de 14 ºC e máxima de 23 ºC.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



