Nova modalidade soma o improvável: xadrez e boxe

Lennox Lewis e Vitali Klitschko têm outra coisa em comum além do título mundial dos pesos pesados: são amantes do xadrez. Pois os dois poderão voltar a calçar as luvas, seduzidos por uma bolsa de US$ 15 milhões. O duelo será no chessboxing, nova modalidade esportiva que une xadrez e boxe e vem ganhando rapidamente adeptos na Europa.

Um combate de chessboxing consiste em 11 rounds, seis de xadrez e cinco de boxe. Começa com quatro minutos de xadrez, seguidos por dois de boxe. Entre os rounds, um minuto para descanso e retirada ou colocação das luvas. Os atletas não podem ultrapassar o limite de 12 minutos de xadrez a que cada um tem direito por combate. O vencedor será declarado por nocaute, xeque-mate, decisão dos juízes ou se o tempo de xadrez for excedido. Em caso de empate, ficará com a vitória quem tiver começado o jogo de xadrez com as pedras pretas.

O ambiente do chessboxing é muito parecido com o do boxe tradicional. É disputado em ginásio, com público da alta sociedade e espetáculo regado a muito champanhe. Ring girls são presença garantida. A mesa com o tabuleiro de xadrez é colocado no tablado no início da disputa e depois dos rounds de boxe. No chessboxing, os atletas têm um técnico para cada esporte e antes do início dos rounds de xadrez, colocam fones de ouvido para não serem incomodados pelo barulho do público.

Voltar ao topo