Nova missão comercial do Paraná viaja a Córdoba

Uma nova missão comercial paranaense embarca para a província de Córdoba, na Argentina, na próxima segunda-feira (23). Os 20 empresários inscritos vão participar de rodadas de negócios, conhecer empresas similares naquele país e manter contatos para iniciar exportação de produtos paranaenses. A iniciativa vai gerar empregos e aumentar o volume de exportações para aquele país. A província de Córdoba é a segunda maior economia da Argentina e tem forte interesse em ampliar as trocas comerciais com o Paraná.

A missão será chefiada pelo secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Luis Guilherme Mussi. “O governador determinou que essas missões fossem intensificadas como forma de mostrarmos ao nosso principal parceiro comercial no Mercosul, mais produtos e serviços paranaenses”, justificou o secretário.

A primeira missão, ocorrida em maio, já mostrou resultados positivos para a economia do Paraná. Uma empresa argentina firmou parceria com uma mineradora paranaense para a exploração de talco em Campo Largo. Entre os integrantes da missão, estão empresários do ramo de logística, software, transportes, mármores e granitos, indústrias de ônibus, secadores, silos, exportadores, consultorias, e os prefeitos de Apucarana e Ponta Grossa. A delegação será recebida pelo governador da província Manoel De La Sota e representantes do Grupo Brasil, uma associação de empresários brasileiros que moram em Córdoba.

Cultura

Além do interesse comercial, o governo do Estado quer estimular o intercâmbio cultural e político entre os dois estados. A secretária da Cultura Vera Mussi, acompanha a missão com o objetivo de divulgar aspectos culturais do Paraná. A intenção é agendar uma feira de artesanato paranaense em Córdoba, no segundo semestre.

O repasse de tecnologia para o vizinho país é outra área que deve ser intensificada. Técnicos do Lactec Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, vão fazer palestras para empresários locais. “Nossa intenção é um estreitamento de laços em todos os setores. A economia da Argentina está em franca recuperação e não podemos deixar de aproveitar esse momento positivo para sedimentarmos nossa posição fornecedores de produtos e serviços”, finalizou Mussi.

Mineração

A II Missão Empresarial Paraná-Córdoba terá como um dos principais destaques a atividade de mineração. “A CMI (Companhias Minerais Integradas) argentina está muito interessada em comprar o feldspato paranaense, mineral que tem os mais variados usos industriais. Nós fizemos os primeiros contatos e eles estão negociando mais intensamente com uma das empresas indicadas, já como resultado da primeira missão”, revela o geólogo Eduardo Salamuni, presidente da Mineropar (Minerais do Paraná S.A.) O feldspato é buscado pelos argentinos para a retirada do potássio, elemento que entra na composição de materiais como vidro e tintas, e seu preço é menor no mercado paranaense do que no argentino.

“A II Missão Empresarial do Paraná tem o objetivo de dar continuidade à ação de relacionamento inter-regional iniciada no mês passado e de reforçar a cooperação entre os vários setores públicos, além do desenvolvimento de negócios entre os empresários”, ressalta o cônsul Paulo Alberto da Silveira Soares.

O Coordenador de Assuntos do Mercosul do Paraná, Santiago Martin Gallo, ressalta que a Argentina é o terceiro parceiro comercial do Brasil e a província de Córdoba é a segunda economia da Argentina. Nesta missão, Gallo destaca ainda a participação de setores culturais do governo do Paraná incluindo a secretária da Cultura, Vera Mussi, a presidente do Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense), Lúcia Arruda, e o presidente do Lactec (Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento), Alceni Guerra.

Voltar ao topo