Não se preocupem com PIB do 3º trimestre, diz presidente

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse há pouco a empresários que não se preocupem com a queda de 1,2% do Produto Interno Bruto no terceiro trimestre, apostando na continuidade do crescimento econômico neste e no próximo ano. "Não se preocupem com o número do 3º trimestre, não se preocupem. Embora tenha me deixado chateado, porque a gente sempre espera números altamente positivos", disse Lula, há pouco durante o 7 Seminário "Brasil & Parceiros: Oportunidades de Negócios".

"Os indicadores mostram que a economia vai crescer de forma sólida em 2006, e se Deus quiser, em 2007, 2008, 2009 e 2010", acrescentou Lula. Ao apostar na continuidade do crescimento econômico, o presidente tentava atrair o investimento de empresas multinacionais para o Brasil. Lula disse ter certeza que, quando reencontrar esses empresários no futuro, ouvirá deles que estão ganhando dinheiro no País.

Parao presidente, com investimento, o século XXI será para a América Latina semelhante ao que o século XIX foi para a Europa e o século XX para os Estados Unidos – um século de transformações. O presidente voltou a dizer que o Brasil não cometerá "erros que já foram cometidos" no passado. "Queremos olhar para a história e aproveitar tudo de bom que foi feito por outros governos. O Brasil não começou conosco e não terminará conosco", disse, prometendo se valer das "boas lições" aprendidas.

"Em economia, não existe mágica. Existe seriedade, transparência, passo do tamanho da nossa perna. Não adianta olhar para a China, para os Estados Unidos, para alguém que cresceu mais ou menos do que nós", afirmou. Para o presidente, o Brasil tem de olhar para sua "indústria, cultura, projetos, políticas" e procurar encontrar o momento certo para promover o crescimento.

Voltar ao topo