Na mesa do bar

A princípio eram apenas locais para se beber. O sujeito passava por ali na saída do trabalho e, a caminho de casa, dava uma paradinha pra jogar uma conversa fora com os amigos. Tomava uns tragos e seguia adiante.

Até que alguém decidiu servir alguma coisa sólida para quebrar um pouco o efeito do álcool. Uns bolinhos, algumas frituras (muita gordura, para isolar o álcool no organismo) e o suficiente para garantir mais algumas doses da bebida em razoável segurança. E os bares passaram a ter acompanhamentos para os bebes. Petiscos, acepipes, sempre coadjuvantes do que pudesse ser servido no copo.

Com o passar dos tempos o conceito mudou e a valorização das comidas deu um novo status aos botecos, que também passaram a investir nesse nicho. Embora a bebida ainda seja a maior fonte de receita desses estabelecimentos, é pela comida que os clientes são atraídos. E é por isso que hoje é muito grande o investimento em comidinhas, frutos da inspiração dos chefs e proprietários de bares e botecos.

Exemplo é o Bolinho de feijoada, criado por Marco Guimarães, chef do bar Aos Democratas, prato inscrito no Festival Brasil Sabor. A massa de feijão preto tem recheio de linguiça calabresa e couve, levando para a fritura a combinação dos sabores da feijoada. Também participando do festival que reúne bares e restaurantes em torno da boa comida, o Bar Curityba apresenta a Costelinha borboleta com pinhão e queijo coalho, criação do chef Clayton Moreira e aproveitando a época para dar o charme com o complemento dos pinhões paranaenses. Já o prato escolhido pelo Arrumadinho Café Bar para o evento são as Tortilhas irlandesas arrumadinhas. Elaborado por Maria Izabel Miranda, o prato é composto por batatas cozidas levemente amassadas recheadas com bacon e queijo mozarela, acompanhadas de molho gorgonzola.

No Matriz & Filial, bar que atrai os apreciadores da música popular brasileira e que agora também tem danças de salão às segundas-feiras, um dos pratos favoritos do cardápio elaborado pelo chef Marcos Ravaglio é a Chapa de carneiro com legumes, que reúne fatias de pernil grelhadas e costelas assadas combinadas com legumes e que valem por uma refeição das mais saborosas. Mas a casa também tem um prato bem brasileiro, que hoje pouco se encontra por aí: Língua com ervilha, com as fatias de língua refogadas no azeite, com molho de tomates e servidas com pão e purê de batatas.

Por falar em sabor brasileiro, brasileiríssimo é o Galopé servido no bar Cana Benta, que Délio Canabrava abriu ali perto de sua cantina. Trata-se de uma criação do chef Caio Huck, combinando pé de porco com galinha caipira, resultando em um prato saboroso e bem substancioso. A casa também serve um interessante Bolovo, concebido pelo chef Cícero de Souza. São bolinhos de carne recheados com ovos de codorna, que vêm abertos à mesa e chamam a atenção já pelo visual.

Luiz Domingues, chef do Buffet Nani Carvalho Gastronomia e Eventos, tem duas sugestões para esse nosso cardápio de comida de boteco. As Iscas de mignon ao molho Creole têm as tiras de carne salteadas na frigideira e flambadas, servidas com o molho que leva vinagre, coentro, creme de leite, mostarda e temperos. A outra dica é a Mini mufuletta, bem simples, com base no pequeno pão italiano e seus recheios.

E como bar que se preze não pode ficar sem quibe, a chef Vaneska Berçani, do restaurante Velho Oriente, apresenta aqui a receita original do Quibe frito, fácil de fazer e sempre muito saboroso.

Pronto, agora é só escolher a bebida para combinar com o petisco e aproveitar.

Bom apetite!

Bolinho de feijoada

Por Marco Guimarães, chef do bar Aos Democratas

Ingredientes:<,/strong>

250 g de feijão preto

80 g de bacon

100 g de linguiça

1 folha de louro

2 xícaras de farinha de mandioca

Alho, cebola e sal a gosto

Farinha de rosca para empanar

Recheio

300 g de lingüiça calabresa

2 folhas de couve manteiga

Molho de pimenta Aos Democratas

10 pimentas dedo-de-moça

1 pimentão vermelho

4 dentes de alho

½ xícara de extrato de tomate

½ xícara de vinagre

½ xícara de óleo de girassol

1 colher (sopa) de noz-moscada

2 colheres (sopa) de molho de pimenta

2 colheres (sopa) sal

Modo de preparo:

Frite a lingüiça calabresa e refogue a couve manteiga com o alho e o sal a gosto, reserve. Cozinhe o feijão com a linguiça, bacon e a folha de louro. Refogue o alho, cebola e sal. Acrescente o feijão cozido e a farinha de mandioca. Espere esfriar. Em seguida, faça os bolinhos, abra no meio, coloque o recheio e depois refaça os bolinhos. Empane os bolinhos na farinha de rosca e depois frite.

Para o molho de pimenta, acrescente todos os ingredientes no liquidificador e bata por aproximadamente 5 minutos. Coloque o molho em pequenos recipientes e junte ao bolinho de feijoada.

Rendimento: 20 unidades.

Aos Democratas
Rua Dr. Pedrosa, 485 – Batel
Fone (41) 3024-4496

Bolovo

Por Cícero de Souza, chef do Bar Cana Benta

Délio Canabrava

Ingredientes:

½ kg de carne moída

8 ovos de codorna cozidos

2 colheres (sopa) de cebola ralada

1 dente de alho amassado

4 pães franceses molhados em leite

¼ xícara (chá) de cheiro verde

sal a gosto

pimenta a gosto

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes, com exceção dos ovos de codorna que serão o recheio. Faça bolinhos não muito pequenos, enrolando em forma de bola, sem esquecer de colocar um ovo de codorna (cozido) em cada. Frite em oléo quente até dourar.

Rendimento: 8 bolinhos.

Bar Cana Benta
Rua Itupava, 1431 – Hugo Lange
Fone: (41) 3019-6898
Site: www.canabenta.com.br

Chapa de carneiro com legumes

Por Marcos Ravaglio, chef do Matriz & Filial

Ingredientes:

200 g de pernil de carneiro

200 g de costela de carneiro

150 g de batatas cozidas

50 g de cogumelo paris

50 g cenoura

50 g de abobrinha branca

50 g de brócolis

50 g de couve-flor

100 g de mini quibe frito

Alecrim, tomilho, cheiro-verde e pesto de hortelã a gosto

Modo de preparo:

Fatie e grelhe o pernil de carneiro. Leve ao forno a costela e, em seguida, frite com alecrim e tomilho. Os legumes, pré-cozidos, devem ser puxados na manteiga de ervas (manjericão e hortelã). Forre a chapa com batatas, legumes, o pernil de carneiro e a costela de carneiro. Cubra com o mini quibe e finalize o prato com cheiro verde e pesto de hortelã.

Rendimento: 2 porções.

Matriz & Filial
Av. Iguaçu, 2.300 – Água Verde
Fone: (41) 3343-3063
Site: www.matrizefilial.com.br

Costelinha borboleta com pinhão e queijo coalho

Por Clayton Moreira, chef do Bar Curityba

Ingredientes:

400 g de costela borboleta

½ cebola

4 dentes de alho

1 tablete de caldo de carne

1 copo de vinho tinto seco

½ maço de cebolinha

½ maço de salsinha

1 cabeça de alho-poró

1 copo de água

½ colher de sopa de sal

100 g de queijo coalho

100 ml de azeite, de oliva

150 g de pinhões

20 g de pimenta calabresa.

Modo de preparo:

Picar a salsinha, cebolinha, o alho, a cebola e o alho-poró. Colocar sobre a costelinha, acrescentar o caldo de carne, o vinho, a água e deixar marinando por 4 horas. Cortar o queijo coalho em quadrados de 2 cm.  Colocar este cubinhos em um pote, com azeite de oliva e a pimenta calabresa. Em uma frigideira quente, colocar uma colher de sopa de azeite de oliva e fritar as costelinhas borboletas, por aproximadamente três minutos. Virar a carne após este tempo. Acrescentar cebola, o queijo coalho, virando levemente para não desmanchar. Acrescentar os pinhões. Deixar por mais três minutos, mexendo com cuidado. Servir quente e acompanhado de farofa.

Rendimento: 2 porções.

Bar Curityba
Rua Presidente Taunay, 444 – Batel
Fone: (41) 3018-0444
Site: www.barcurityba.com.br

Galopé

Por Caio Huck, chef do Bar Cana Benta

Délio Canabrava

Ingredientes:

1 kg de pé de porco dessalgado e cortado em pedaços pequenos

1 litro de água

200 ml de óleo

1 galinha caipira cortada em pedaços e temperada com alho, sal e limão a gosto

4 cebolas médias picadinhas

4 dentes de alho

1 pimenta malagueta picada

4 tomates sem sementes e picados grosseiramente

2 colheres (chá) de colorau

2 litros de caldo de galinha (3 tabletes de caldo de galinha dissolvidos em 2 litros de água)

sal a gosto

1 maço pequeno de cebolinha picada

Modo de preparo:

Numa panela de pressão cozinhe o pé de porco em 1 litro de água por 20 minutos (após pegar a pressão). Retire o pé de porco da pressão e reserve.

Numa panela grande, em fogo médio com o óleo, doure a galinha, alternando com os pedaços cozidos do pé de porco (reservados). Retire o frango e os pedaços do pé de porco dourados. Reserve.

Na gordura da panela doure a cebola, o alho, a pimenta e junte os pedaços de galinha e os pedaços de pé de porco dourados. Acrescente os tomates, o colorau, o caldo de galinha e sal a gosto.

Cozinhe com a panela tampada por +/- 50 minutos ou até que a galinha esteja macia.

Polvilhe a cebolinha picada e sirva imediatamente.

Rendimento: 6 porções.

Bar Cana Benta
Rua Itupava, 1431 – Hugo Lange
Fone: (41) 3019-6898
Site: www.canabenta.com.br

Iscas de mignon ao molho Creole

Por Luiz Domingues, chef do Buffet Nani Carvalho Gastronomia e Eventos

Ingredientes:

Molho

200 ml de vinagre de vinho branco

10 g de pimenta preta em grão

50 g de cebola picada

3 dentes de alho amassado

1 colher (sopa) de coentro picado

300 ml de creme de leite

200 ml de mostarda amarela de boa qualidade

Manteiga, sal e tabasco a gosto

Modo de preparo:

Levar o vinagre, a pimenta, a cebola e o alho ao fogo e deixar reduzir o vinagre para aproximadamente 50 ml. Acrescentar o creme de leite, a mostarda, o sal e deixar no fogo para encorpar. Finalizar com a manteiga, batendo bem para misturar e colocar tabasco a gosto.

Iscas

500 g de filé mignon

1 colher (sopa) de óleo

1 colher (sopa) de manteiga

20 ml de conhaque

sal e pimenta a gosto

pão francês

Modo de preparo:

Picar o mignon em tiras, saltear em uma frigideira quente com a manteiga e o óleo. Flambar com o conhaque, adicionar a pimenta e o sal. Colocar o mignon em um prato aquecido, regar com bastante molho e seguir acompanhado de pão francês.

Rendimento: 10 porções.

Buffet Nani Carvalho Gastronomia e Eventos
Fone: 3013.0087
www.buffetnanicarvalho.com.br

Língua com ervilha

Por Marcos Ravaglio, chef do Matriz & Filial

,

Ingredientes:

300 g de língua

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

50 g de cebola

1 dente de alho

50 g de tomate

1 concha de extrato de tomate

150 g de ervilhas frescas

Cheiro-verde, sal e ajinomoto a gosto

1 tablete de caldo de carne

Modo de preparo:

Faça o pré-cozimento da língua em uma panela de pressão por 40 minutos, com caldo de carne, ajinomoto e sal. Refogue a carne no azeite de oliva com cebola, alho, tomate e extrato de tomate. Acrescente as ervilhas verdes e finalize com o cheiro verde.

Complemente com fatias de pão e uma porção de purê de batata.

Rendimento: 2 porções.

Matriz & Filial
Av. Iguaçu, 2.300 – Água Verde
Fone: (41) 3343-3063
Site: www.matrizefilial.com.br

Mini mufuletta

Por Luiz Domingues, chef do Buffet Nani Carvalho Gastronomia e Eventos

Ingredientes:

10 pães roseta

200 g de provolone fatiado

150 g de salaminho

180 g de azeitonas pretas sem caroço

180 g de azeitonas verdes sem caroço

100 g de maionese

1 alface crespa

4 tomates

Batata chips de acompanhamento

Morango e folhas de endívias para decoração

Modo de preparo:

Cortar o pão ao meio, passar maionese e rechear com o salaminho, queijo provolone, alface e tomate em rodelas. Decorar conforme a foto.

Rendimento: 10 porções.

Buffet Nani Carvalho Gastronomia e Eventos
Fone: (41) 3013-0087
www.buffetnanicarvalho.com.br

Quibe frito

Por Vaneska Berçani, chef do restaurante Velho Oriente

Andréa Paccini

Ingredientes:

500 g de carne moída

200 g de trigo especial para quibe

150 g de cebola moída

Noz-moscada, cominho e canela em pó a gosto

Sal e pimenta moída na hora a gosto

2 ramos de hortelã (só usar as folhas)

Modo de preparo:

Passar todos os ingredientes no moedor de carne para formar a massa.

Fazer bolinhas de 30g cada e moldá-las.

Fritar em óleo bem quente.

Decorar com fatias de limão e hortelã.

Servir imediatamente.

Rendimento: 35 unidades de 30g cada.

Restaurante Velho Oriente
Avenida Água Verde, 1551 – Água Verde
Fone: (41) 3343-2007
Site: www.velhooriente.com.br

Tortilhas irlandesas arrumadinhas

Por Maria Izabel Miranda, do Arrumadinho Café Bar

Ingredientes:

5 batatas

200 g de bacon

50 g de mussarela

1pitada de pimenta caiena

Sal e pimenta-do-reino branca

Molho gorgonzola:

20 g de queijo gorgonzola

1 colher (sopa) de molho bechamel

1 colher (sopa) de creme de leite

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas até ficarem macias e deixe esfriar. Pique o bacon em pedaços bem pequenos e coloque para fritar na própria gordura até ficarem bem sequinhos. Em seguida, amasse as batatas com um garfo e tempere com sal e pimenta a gosto, misture o bacon e a mussarela. Faça bolinhas e coloque para grelhar na chapa e, com ajuda de uma espátula, amasse cuidadosamente as bolinhas até ficarem um pouco achatadas. Deixe dourar e retire do fogo.

Molho

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo para ap,urar durante 2 minutos.

Rendimento: 20 tortilhas.

Arrumadinho Café Bar
Travessa Jesuíno Marcondes, 165 e Rua Marechal Deodoro, 839 – Centro
Fones (41) 3019-6913 e 3323-7356

Voltar ao topo