Município aciona PM e Ministério Público para segurança no transporte

A Prefeitura vai pedir ao governo estadual e ao Ministério Público providências para melhorar a segurança e coibir atos de vandalismo no transporte coletivo da cidade. O secretário municipal da Defesa Social, coronel Itamar dos Santos, informou nesta sexta-feira (6) que vai solicitar à Secretaria de Estado da Segurança Pública maior vigilância e investigação de grupos de adolescentes e adultos envolvidos em ações criminosas, como a invasão de estações-tubos, ônibus e terminais e o chamado "surf" no teto dos ônibus.

Segundo o presidente da Urbs, Paulo Schmidt, o Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria da Infância e da Juventude, também será chamado para discutir as medidas necessárias para coibir os atos de vandalismo cometidos por crianças e adolescentes.

A Urbs também vai intensificar a fiscalização e orientação às empresas que operam o sistema para que seja cumprida determinação de que os ônibus não circulem quando houver ciclistas que pegam "carona" na traseira dos ônibus ou no caso de que alguém se aventure a subir no teto do veículo. "A orientação é muito clara neste sentido. Nenhuma rota ou horário pode se sobrepor ao risco de vida de pessoas", afirmou Schmidt. "Todos os motoristas que trabalham no sistema são orientados neste sentido".

Ao mesmo tempo em que vai pedir uma atuação maior da Polícia Militar e a participação do Ministério Público na busca de uma solução, a Urbs e a Secretaria Municipal de Defesa Social, responsável pela Guarda Municipal, estão organizando uma operação especial de segurança que prevê o combate a atos de vandalismo no transporte coletivo.

Uma reunião entre o presidente da Urbs e o secretário municipal da Defesa Social na manhã de sexta-feira (6) serviu para a definição de medidas que serão tomadas de imediato. "Vamos trabalhar com ações de curto e médio prazo para garantir a segurança dos passageiros e da comunidade que depende do transporte público, um serviço essencial para a nossa cidade", disse Paulo Schmidt.

O presidente da Urbs também anunciou que vai notificar a empresa responsável pela operação da linha em que adolescentes e adultos foram flagrados em cima do teto de veículos em movimento. "Houve claramente uma falha operacional da empresa de ônibus, que será notificada. O motorista jamais poderia conduzir o veículo colocando em risco a segurança física daquelas pessoas", afirmou Paulo Schmidt.

Já na sexta-feira foi ampliado o efetivo da Guarda Municipal presente nos terminais e estações-tubo onde os atos de vandalismo são mais freqüentes. O número de veículos de fiscalização que percorrem os principais eixos do transporte coletivo também subiu de 8 para 14.

O coronel Itamar dos Santos informou que na próxima semana terá uma reunião com representantes da Polícia Militar para pedir o reforço do trabalho de segurança no transporte coletivo.

A Prefeitura também está estudando a criação de um grupo especial para a segurança do transporte coletivo formado por agentes da Guarda Municipal já aprovados em concurso público. Os novos guardas seriam convocados nos próximos meses e receberiam um treinamento especial para a missão de inibir os atos de vandalismo em ônibus, estações-tubo e terminais. "Uma equipe especialmente treinada, com cerca de 100 homens, pode reduzir esse tipo de incidente nos principais corredores de transporte da cidade", informou o coronel Itamar dos Santos.

Voltar ao topo