Turquia confirma ataque com metralhadoras a forças curdas no norte da Síria

A Turquia confirmou que suas forças armadas atacaram no domingo a principal força curda no norte da Síria, um aliado-chave dos Estados Unidos nos esforços para derrotar o grupo Estado Islâmico.

A milícia curda apoiada pelos EUA, conhecida como o YPG, disse que os ataques turco em suas forças ocorreram duas vezes no domingo na cidade de Tal Abyad, com o uso de metralhadoras. Ninguém ficou ferido no tiroteio e as forças curdas não revidaram.

O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, confirmou que os militares das forças curdas eram um alvo.

“Nós dissemos que se o PYD fosse para o oeste do rio Eufrates, nós iríamos atingi-lo. E nós fizemos isso duas vezes”, disse Davutoglu. O YPG é as forças militares do PYD ou Partido Democrático Curdo.

“A Turquia não pode abandonar sua fronteira, o seu destino a qualquer país”, disse Davutoglu, que não dei mais detalhes.

Os relatos de ambas as partes parecem estar em conflito, com Davutoglu sugerindo que as forças turcas tinham atingido as forças curdas ao oeste do rio Eufrates enquanto o YPG disse que o ataque foi na cidade de Tal Abyad, que fica a leste do rio.

A Turquia é cautelosa com o PYD, que é afiliado com os rebeldes curdos da Turquia PKK, que travaram uma sangrenta insurgência no sudeste da Turquia. A captura curda da cidade de maioria árabe de Tal Abyad, e sua posterior inclusão sob o enclave semi-autônomo, irritou ainda mais o país.

A Turquia e os EUA, no entanto, divergem sobre se a força é uma organização terrorista. Ambos os países têm marcado o PKK como um grupo terrorista, mas apenas a Turquia considera as forças curdas sírias como terroristas. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo