Tropas do Sri Lanka capturam dois bunkers tâmeis

Tropas do Sri Lanka capturaram dois bunkers do grupo insurgente dos Tigres Tâmeis e destruíram um terceiro, enquanto se aproximam da capital dos rebeldes, Kilinochchi, no norte do país, informou nesta segunda-feira (8) o Ministério da Defesa. Os soldados do governo atacaram os bunkers no domingo, nas imediações da capital dos insurgentes, informou o governo. Segundo o comunicado, houve uma forte resistência, mas os rebeldes se retiraram após terem sofrido pesadas baixas. O Ministério não informou o número de mortos.

Os insurgentes não puderam ser contactados porque as linhas de comunicação no território rebelde foram cortadas. Em outras partes do Sri Lanka, as tropas do governo continuam a avançar em direção noroeste, para a cidade de Mullaitivu, controlada pelos insurgentes.

Nas últimas décadas, Mullaitivu e Kilinochchi foram centros da atividade dos rebeldes. As tropas do governo têm entrado em profundidade no território dos Tigres Tâmeis, capturando bases e vilarejos, mas ainda travam pesados combates nas proximidades de Kilinochchi.

Enquanto isso, o Parlamento do Sri Lanka aprovou um aumento de 6,4% nos gastos da Defesa para 2009, que serão de 177 bilhões de rupias (US$ 1,6 bilhão) o maior gasto militar na nação insular.

As autoridades do Sri Lanka tentam esmagar os insurgentes e sua campanha separatista de 25 anos, que tenta criar um Estado independente para a etnia Tâmil no norte da ilha. Mais de 70 mil pessoas já foram mortas na guerra civil do Sri Lanka.

Voltar ao topo