Tremor mata ao menos seis na maior cidade de Mianmar

Ao menos seis pessoas morreram depois que um terremoto de magnitude 6,8 atingiu uma região a 60 km da segunda maior cidade de Mianmar, Mandalay, na manhã de domingo (7h41 no horário local e 23h12 de sábado, em Brasília).

O tremor também foi sentido em cidades de Laos, Tailândia e China. Houve réplicas do sismo em Mianmar, inclusive uma que atingiu magnitude de 5.8.
Devido ao tremor, uma ponte em construção e uma mina de ouro desabaram. Também houve relatos de destruição e danos em templos religiosos.

Oficialmente, já foram reportadas seis mortes e 64 pessoas feridas. No entanto, levantamentos paralelos indicam ao menos 12 mortes.

No ano passado, um terremoto dessa mesma magnitude matou 74 pessoas e feriu outras 111 no país.

O epicentro do sismo atingiu a região central de Mianmar, conhecida por ter diversas minas de exploração de minerais e pedras preciosas.

O canal de televisão estatal informou que 15 pessoas que trabalhavam na construção da ponte que desabou na localidade de Shwebo ainda estão desaparecidas. Fontes do governo também disseram que ao menos dez pessoas ficaram presas após partes de uma mina de ouro desabarem na região de Singgu.

Mianmar não possui um sistema eficiente de resposta a desastres naturais. Em 2008, a passagem do ciclone Nargis matou mais de 130 mil pessoas no país.

O presidente dos EUA, Barack Obama, deve visitar Mianmar neste mês em apoio à transição democrática no país, depois de quase 50 anos de regime militar.

Voltar ao topo