Tempestade tropical Erick vira furacão no sul do México

A tempestade tropical Erick se transformou neste sábado (6) em um furacão no sul do México, ameaçando chuvas torrenciais enquanto contornava o litoral do Pacífico. A presença do ciclone de categoria 1 forçou o fechamento do porto de Manzanillo, o maior de contêineres do México.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, em Miami, Erick se tornou um furacão quando os ventos sustentados atingiram cerca de 110 quilômetros por hora. O ciclone estava 145 quilômetros ao sul de Manzanillo e se desloca na direção noroeste a 15 quilômetros por hora, quase paralelo ao litoral dos estados de Guerrero, Colima e Jalisco.

Um alerta de furacão foi emitido de Punta San Telmo a Cabo Corrientes, e um de tempestade tropical estava em vigor do resort de Zihuatanejo a Cabo Corrientes. Gabriel Rivas, um meteorologista da Autoridade Portuária de Manzanillo, informou que o porto foi fechado na noite de sexta-feira como medida de precaução, ainda não houvessem relatos de chuvas ou ventos fortes na área.

No estado vizinho de Jalisco, Leonel Hernandez, da Defesa Civil, afirmou que as autoridades nas comunidades litorâneas estavam se reunindo para se preparar para o furacão, mas o céu no vilarejo de Cihuatlan ainda estava aberto. Meteorologistas preveem que o ciclone permaneça distante da costa.

Voltar ao topo