Sobe para 23 vítimas de deslizamentos no sul do México

Um novo deslizamento de terra em Villa Hidalgo Yalalagno, Estado de Oaxaca, sul do México, matou um casal hoje, elevando para pelo menos 23 o número de mortos no local. Ainda há nove desaparecidos. O pior deslizamento da semana ocorreu numa comunidade de Chiapas, vizinho de Oaxaca, matando 16 pessoas e deixando 13 feridas. Três pessoas ficaram desaparecidas após um deslizamento numa área próxima.

O prefeito de Villa Hidalgo Yalalagno, Onésimo Cuevas, disse que os mortos eram um homem de 80 anos e sua mulher, de 68, e que familiares e habitantes da cidade retiraram o casal dos escombros. A morte do casal ocorreu dois dias depois de um deslizamento em Santa María Tllahuitoltepec, também em Oaxaca, ter provocado uma grande mobilização das autoridades federais e estaduais por causa do temor de que centenas de pessoas tivessem morrido.

Até hoje, porém, equipes de resgate haviam recuperado os corpos de cinco pessoas e continuavam a procurar outras seis. Ontem, foi encontrado o corpo da esposa grávida do secretário municipal de Saúde da comunidade, além dos de suas filha de 18 e 15 anos e de um filho de 5 anos. Hoje, o governo de Oaxaca informou que foi recuperado o corpo de um homem de 39 anos, mas que não se sabia se ele era um funcionário da saúde. Durante uma semana, a região foi afetada pelos vestígios de um furacão e por uma tempestade tropical.

Voltar ao topo