Rebeldes reivindicam derrubada de avião militar em Aleppo

Os rebeldes da Síria reivindicaram hoje a derrubada de um avião militar do modelo Mig usado pelas forças do ditador Bashar Assad, na Província de Aleppo, no norte do país.

De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, sediado em Londres, a aeronave de fabricação russa foi atingida por baterias antiaéreas dos rebeldes enquanto bombardeava a região de Kafr Naha, ao norte da cidade de Aleppo.

Outros grupos de oposição também afirmaram que a derrubada foi feita por rebeldes e que o piloto, que sobreviveu à queda, foi capturado e morto em seguida.

O regime sírio não comentou a respeito da queda do avião. O incidente não pôde ser verificado de forma independente devido às restrições impostas a jornalistas e organizações sociais na Síria.

Vídeo

Um vídeo divulgado hoje pelos rebeldes no YouTube mostra um caça do mesmo modelo destruído em uma área urbana. Os autores dizem que o avião filmado foi derrubado hoje.

Nas imagens, moradores da região vão ao local da queda para ver a aeronave. Enquanto isso, rebeldes disparam para o alto, dizendo “Alá é grande”, frase usada para comemorar os feitos dos insurgentes.

Não há registro do momento em que a aeronave é supostamente atingida. A autenticidade do vídeo não pôde ser verificada.

Em outras ocasiões em que os rebeldes reivindicavam um ataque a uma aeronave, eles não mostraram o momento da queda.

A crise vivida na Síria desde março de 2011 já deixou 25 mil mortos, e obriga 2,5 milhões de pessoas a receberem ajuda humanitária, além de ter feito outras 250 mil pessoas se refugiarem em países vizinhos, segundo a ONU.

Voltar ao topo