Profissionalização é o segredo para se manter no mercado de restaurantes

Embora a demanda pela alimentação fora do lar venha se elevando, cerca de 1% ao ano, o crescimento do setor é desordenado e o motivo é a falta de conhecimento. O alerta é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes ? Seccional Paraná (Abrasel-PR). Para reverter esse processo e profissionalizar o setor, a entidade realiza, de 9 a 11 de outubro, no ExpoTrade Pinhais, a Mostra de Alimentação Fora do Lar. Com foco na programação técnica, o evento deve reunir 9 mil profissionais do Paraná, além de empresários do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O segmento de alimentação fora do lar é responsável por 2,4% do PIB brasileiro e absorve 26% dos custos com alimentação.

O diretor executivo da Abrasel-PR, Luciano Bartolomeu, revela que um exemplo deste crescimento desordenado é o pequeno porcentual de restaurantes que já aderiu à Resolução n.º 216/04 (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regulamenta as normas de segurança dos alimentos: não chega a 1% no Brasil. ?Existe um motor para o crescimento do setor, mas esse crescimento não tem sido saudável?, explica. Ele completa que o segmento também não tem uma regulamentação. ?Um bar ou restaurante não precisa de responsável técnico ou profissional regulamentado para abrir as portas e funcionar, como por exemplo, uma farmácia que precisa do farmacêutico para garantir e responder pelo negócio, por isso no nosso setor muitos estabelecimentos morrem em menos de dois anos?, explica.  "O evento é uma oportunidade de buscar conhecimento e soluções?, completa Bartolomeu.

Programação técnica

A programação técnica da Mostra Alimentação Fora do Lar é composta por palestras, debate, cozinha show (sob responsabilidade do Centro Europeu), pani show e o Espaço Bar Abrasel. As palestras terão temas como Desenvolvimento da Alimentação Fora do Lar no Brasil e Fatores que Determinam o Sucesso de um Restaurante, entre outros.

Haverá também um debate sobre a proibição do consumo de cigarros nos bares e restaurantes, que deve contar com a participação de representantes da Secretaria da Saúde, empresários do setor e o presidente nacional da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior.

Para quem quer se aperfeiçoar, a Cozinha/PaniShow vai destacar nove temas atuais ? como Diet & Light, Cozinha Criativa e Enogastronomia -, com a participação de chefs nacionais. No Espaço Bar Abrasel, os assuntos serão as bebidas como a cachaça, o café, a cerveja, o vinho e o whisky.

?Áreas de negócios?

A Mostra ainda terá espaço para a exposição de fornecedores. Em uma área com 1.500 metros quadrados, os empresários do segmento poderão conhecer as novas tendências do setor apresentadas por mais de 40 expositores. O diferencial serão as verdadeiras ?áreas de negócios?, espaços com estrutura clean e que vão facilitar a integração entre os expositores e visitantes.

Os fornecedores vão apresentar desde produtos como material de limpeza, polpa de frutas, vinhos, café e derivados até máquinas de massas e equipamentos para buffets. Além disso, serão oferecidos também estandes de serviços como consultoria jurídica, seguros, websites, design e recrutamento e seleção.

Como expositores visitantes, estarão presentes as seccionais da Abrasel do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Alguns dos apoiadores presentes serão a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Turismo.

As inscrições para a Mostra de Alimentação Fora do Lar já estão abertas para os profissionais e para quem tem afinidade com o setor e podem ser feitas pelo site www.abraselpr.com.br. Para os associados, também existe a possibilidade de marcar um horário na empresa para fazer a inscrição. Quem não é associado pode fazer a inscrição individual. Para a cozinha/panishow e bar, o valor será de R$ 50,00. Para as palestras técnicas e debates, o custo será de R$ 30,00.

Serviço:
Veja a programação do evento e faça a inscrição on-line no site www.abraselpr.com.br
Mais informações para a imprensa no Centro de Notícias Comunicação, no telefone (41) 3018.8062.

Voltar ao topo