Professora é detida no México por trancar aluno em colégio

Uma professora da educação básica no México foi detida ontem após deixar uma criança trancada por sete horas em uma sala de aula como castigo por não ter terminado seus deveres escolares.

A professora, Zulema Garza, dá aulas na escola primária pública “5 de Outubro”, localizada em Monterrey, capital do estado de Nuevo León, e foi presa pela polícia ao sair da sede de uma emissora de televisão, onde deu declarações sobre o ocorrido.

O garoto, identificado como Lalito, de 7 anos, foi resgatado na noite da última segunda-feira, 30 de janeiro, por detetives da Agência Estatal de Investigações.

Ele declarou à Procuradoria que a professora lhe ordenou que permanecesse onde estava até a hora da saída porque não havia terminado suas tarefas. Garza pode ser acusada de privação ilegal da liberdade, crime que é equiparado a um sequestro.

A subsecretária de Educação Básica, Irmã Adriana Garza, defendeu a professora e disse que tanto ela como o diretor da escola, Domingo Támez, mostraram atitudes de “excelência”.

“É um descuido involuntário, a professora acompanha seus alunos até a saída da instituição, não foi avisado que o menor ficou dentro da sala”, afirmou a subsecretária.

Na manhã de ontem, a docente se apresentou ao escritório da Secretaria de Educação de Nuevo León para prestar depoimento sobre o enclausuramento do menino.

Voltar ao topo